dc.contributor.author | Gabriel Iorczeski | |
dc.contributor.author | Rodrigo Arantes Reis | |
dc.contributor.author | Emerson Joucoski | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:15:37Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:15:37Z | |
dc.date.issued | 2022-03-11 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92041 | |
dc.description.abstract | A ciência cidadã vem se popularizando como uma abordagem eficaz em pesquisas científicas das mais variadas áreas. Muitas dessas iniciativas buscam desenvolver o engajamento dos professores e alunos da rede básica de ensino. A minha pesquisa objetiva caracterizar as iniciativas de projetos baseados em ciência cidadã brasileiras com atuação na educação básica quanto aos elementos norteadores, as concepções de ciência cidadã e a atuação nas escolas. Para isso, serão aplicados questionários para delimitar os projetos que fazem parte da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) para a análise. Depois de delimitados os projetos, serão realizadas entrevistas com os gestores com o objetivo de compreender o processo de criação das iniciativas, como elas operam dentro do contexto educacional e as concepções de ciência cidadã que fundamentaram sua criação. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | |
dc.subject | Ciência cidadã | |
dc.subject | Rede brasileira de ciência cidadã | |
dc.subject | Ensino de ciências | |
dc.subject | Educação não formal. | |
dc.title | CIÊNCIA CIDADÃ E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INICIATIVAS BRASILEIRAS | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4792 | |