Mostrar registro simples

dc.contributor.authorThaís Alvarenga Basso
dc.contributor.authorEmerson Rolkouski
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:35Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:35Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92034
dc.description.abstractContribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática nas escolas fundamentadas em pedagogias alternativas e, em particular, na Pedagogia Waldorf, nesta pesquisa questionei “Quais são os principais aspectos do ensino de matemática no Ensino Médio da Pedagogia Waldorf”. Objetivei então observar e analisar os aspectos gerais, com especificidade no currículo e na metodologia, do ensino da matemática neste contexto escolar, que se inicia no 9º ano. Fundamentado teoricamente em Sacristán acerca dos currículos, ambas as leituras referentes à Pedagogia Waldorf e as experiências de seu cotidiano escolar foram de extrema importância para uma melhor compreensão do fenômeno. Sob caráter etnográfico, a Pesquisa de Campo se deu em uma Escola Waldorf do interior do estado de São Paulo durante seis meses em 2021. Através dos dados já constituídos para a análise, ainda que estes sejam possíveis de complementação em posterior entrevista, observa-se uma filosofia educacional que possui suas particularidades.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectPedagogia Waldorf
dc.subjectEducação Matemática
dc.subjectEnsino Médio
dc.subjectEtnografia
dc.subjectCurrículo.
dc.titleA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA WALDORF
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4785


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples