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dc.contributor.authorCaue Fernandes
dc.contributor.authorMaria das Graças Cleophas
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:34Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:34Z
dc.date.issued2022-03-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92029
dc.description.abstractTemos, atualmente, um ensino de Ciências da Natureza ainda focado na transmissão de conteúdos prontos que não oferecem possibilidades desafiantes que integrem à realidade dos estudantes. Temos a possibilidade da inserção de um ensino lúdico, através de puzzles, que consistem em desafios para serem resolvidos. A resolução de problemas por meio destes jogos pode ser associada com a criatividade, pois precisam mais do a memorização de conteúdo para serem solucionados. Na presente pesquisa, iremos tratar sobre a utilização da Didatização lúdica quando alinhada a abordagem da Solução Criativa de Problemas (SCP). A metodologia consiste no estudo de caso observacional e terá seus dados a partir de questionários semiestruturados, entrevistas e gravações que serão posteriormente analisados com base na Análise de Conteúdo. Espera-se que com a realização e divulgação deste trabalho possa contribuir com professores e pesquisadores na área do ensino lúdico com foco nas Ciências da Natureza.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectCriatividade
dc.subjectRébus
dc.subjectPensamento crítico
dc.subjectDidatização lúdica
dc.subjectEnsino de Ciências.
dc.titlePROMOVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FOCO NA CRIATIVIDADE: A UTILIZAÇÃO DE RÉBUS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4780


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