PROMOVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FOCO NA CRIATIVIDADE: A UTILIZAÇÃO DE RÉBUS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-11Autor
Caue Fernandes
Maria das Graças Cleophas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Temos, atualmente, um ensino de Ciências da Natureza ainda focado na transmissão de conteúdos prontos que não oferecem possibilidades desafiantes que integrem à realidade dos estudantes. Temos a possibilidade da inserção de um ensino lúdico, através de puzzles, que consistem em desafios para serem resolvidos. A resolução de problemas por meio destes jogos pode ser associada com a criatividade, pois precisam mais do a memorização de conteúdo para serem solucionados. Na presente pesquisa, iremos tratar sobre a utilização da Didatização lúdica quando alinhada a abordagem da Solução Criativa de Problemas (SCP). A metodologia consiste no estudo de caso observacional e terá seus dados a partir de questionários semiestruturados, entrevistas e gravações que serão posteriormente analisados com base na Análise de Conteúdo. Espera-se que com a realização e divulgação deste trabalho possa contribuir com professores e pesquisadores na área do ensino lúdico com foco nas Ciências da Natureza.