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dc.contributor.authorAnderson Gosmatti
dc.contributor.authorMaria Lucia Panossian
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:32Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:32Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92020
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objeto as metodologias ativas, circunstanciadas ao âmbito da Educação Matemática da Escola Básica, tomadas a partir da necessidade de sua melhor compreensão como um elemento relacionado ao trabalho didático. O objetivo é analisar tais metodologias a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições e demarcando sua localização nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática, com referência na atividade pedagógica (ASBAHR, 2005; MOURA, 2017), na perspectiva da Teoria da Atividade (Leontiev, 1988). Metodologicamente, tomam-se a proposição de Kosik (2002) referentes aos momentos de elaboração do objeto da pesquisa, e o par dialético histórico e lógico (Kopnin, 1978 e Rosental; Straks, 1960), para organizar movimentos de aproximação ao objeto. Considera-se que a pesquisa pode contribuir para a compreensão das metodologias ativas na organização do ensino, com a explicitação de suas relações essenciais, com subsídios teórico-metodológicos aos professores de matemática.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectMetodologias ativas
dc.subjectTeoria da Atividade
dc.subjectAtividade pedagógica
dc.subjectLógico e histórico
dc.subjectRelações essenciais.
dc.titleUMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DO SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO E DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA ESCOLAR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4771


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