DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PÓS-BNCC: FORMAÇÃO E PRÁTICA
dc.contributor.author | Samuell Nunes Oliveira | |
dc.contributor.author | Leandro Siqueira Palcha | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:15:31Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:15:31Z | |
dc.date.issued | 2022-03-08 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92016 | |
dc.description.abstract | Na contemporaneidade, inúmeras discussões vêm sendo desencadeadas após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas normativas decorrentes. O que nos impele a problematizar como os professores de ciências percebem sua formação e desenvolvem sua prática a partir de novos documentos norteadores para o ensino. O objetivo geral desta pesquisa reside em analisar os discursos de professores sobre o ensino de Ciências após a implementação da BNCC. Os objetivos específicos são: a) compreender que efeitos de sentido sobre o ensino de Ciências são desencadeados pelos professores na contemporaneidade; b) identificar como vem ocorrendo o atual processo de formação do professor como sujeito da construção do conhecimento; c) elucidar caminhos para a prática docente a partir das relações entre os discursos. Como referencial teórico-metodológico e analítico a pesquisa se guiará pelos pressupostos da Análise de Discurso (AD) Francesa, visando desvelar sentidos para a Educação em Ciências. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | |
dc.subject | Ensino de Ciências | |
dc.subject | Análise de Discurso | |
dc.subject | Formação de Professores. | |
dc.title | DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PÓS-BNCC: FORMAÇÃO E PRÁTICA | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4767 |