Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRaquel de Abreu Fochesato Quidigno
dc.contributor.authorSérgio Camargo
dc.contributor.authorTania Teresinha Bruns Zimer
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:31Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:31Z
dc.date.issued2022-03-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92015
dc.description.abstractA Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança. No entanto, as investigações nacionais sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil com foco na formação dos professores atuantes nessa etapa ainda são incipientes. Essa pesquisa de doutorado, em andamento, tem como objetivo analisar a contribuição da(s) disciplina(s) que abordam o PCK para o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para a atuação na Educação Infantil. Essa investigação qualitativa está fundamentada em Shulman, Carlsen e Quidigno, Camargo e Zimer. Buscando atingir tal objetivo a pesquisa será realizada em dois momentos. O primeiro será o estado do conhecimento realizado com produções nacionais (BDTD e Banco de Teses e Dissertações da Capes) e internacionais (ERIC e Scopus). A pesquisa de campo, segundo momento, haverá a seleção da/das IES participantes, seleção das disciplinas e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados poderão auxiliar na reflexão da formação do professor multidisciplinar.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectEducação Infantil
dc.subjectFormação inicial
dc.subjectProfessor Multidisciplinar
dc.subjectEducação em Ciências
dc.subjectConhecimento Pedagógico do Conteúdo.
dc.titleO PCK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4766


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples