dc.contributor.author | Raquel de Abreu Fochesato Quidigno | |
dc.contributor.author | Sérgio Camargo | |
dc.contributor.author | Tania Teresinha Bruns Zimer | |
dc.date.accessioned | 2024-11-02T01:15:31Z | |
dc.date.available | 2024-11-02T01:15:31Z | |
dc.date.issued | 2022-03-10 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92015 | |
dc.description.abstract | A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança. No entanto, as investigações nacionais sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil com foco na formação dos professores atuantes nessa etapa ainda são incipientes. Essa pesquisa de doutorado, em andamento, tem como objetivo analisar a contribuição da(s) disciplina(s) que abordam o PCK para o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para a atuação na Educação Infantil. Essa investigação qualitativa está fundamentada em Shulman, Carlsen e Quidigno, Camargo e Zimer. Buscando atingir tal objetivo a pesquisa será realizada em dois momentos. O primeiro será o estado do conhecimento realizado com produções nacionais (BDTD e Banco de Teses e Dissertações da Capes) e internacionais (ERIC e Scopus). A pesquisa de campo, segundo momento, haverá a seleção da/das IES participantes, seleção das disciplinas e a aplicação dos instrumentos de coleta de dados. Os resultados poderão auxiliar na reflexão da formação do professor multidisciplinar. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022) | |
dc.subject | Educação Infantil | |
dc.subject | Formação inicial | |
dc.subject | Professor Multidisciplinar | |
dc.subject | Educação em Ciências | |
dc.subject | Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. | |
dc.title | O PCK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 4766 | |