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dc.contributor.authorJeremias Ferreira da Costa
dc.contributor.authorSérgio Camargo
dc.date.accessioned2024-11-02T01:15:30Z
dc.date.available2024-11-02T01:15:30Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92011
dc.description.abstractNos Pareceres 09/2001 e 22/2019 indicam que na formação inicial de professores (FIP) novos métodos de ensino devem ser abordados, neste sentido o Pensamento Computacional (PC) e seus quatro pilares: abstração, decomposição, algoritmo e reconhecimento de padrão é uma metodologia de ensino que pode ser abordada. O objetivo é investigar quais conhecimentos pedagógico e tecnológico do conteúdo serão construídos na FIP de Física e de Matemática ao desenvolver e aplicar uma proposta pedagógica, sob a orientação do professor supervisor utilizando o método do pensamento computacional como estratégia de ensino. Utilizaremos a pesquisa descritiva e a observação participante para investigar a aplicação deste método de ensino. Espera-se que ao utilizar o PC como estratégia na FIP, envolvendo construções conceituais do conteúdo, atividades experimentais e resolução de exercícios contribuem com a FIP nestes tempos de usos das tecnologias digitais na educação básica.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2022)
dc.subjectPensamento Computacional
dc.subjectFormação Inicial
dc.subjectProfessor Supervisor
dc.subjectEducação Básica.
dc.titleO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM NOVO DESGIN DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA E MATEMÁTICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4762


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