Jornalismo e crise de imagem : ações e práticas de relações públicas para respaldar a credibilidade de ONGs
Resumo
Resumo : O objetivo do presente trabalho é, dada a importância das organizações não governamentais (ONGs) no Brasil, que assumiram nos anos 90 algumas funções sociais não exclusivas do Estado, entender como tais organizações podem utilizar práticas e ações de relações públicas para projetar uma imagem positiva e validar sua credibilidade junto a seus públicos estratégicos de forma constante. E principalmente, se antevendo a um momento de crise de imagem indireta, como a que se abateu sob o terceiro setor em outubro de 2011, com as denúncias de desvio de recurso público no Ministério do Esporte através de ONGs. Para tanto, foi necessário apresentar como a imprensa documentou as denúncias e acontecimentos, resgatar o histórico das ONGs no Brasil, entender o papel das relações públicas nas ONGs, e por fim, compreender em detalhes como funciona o jornalismo, a comunidade de jornalistas, a produção da notícia e porque a imprensa pautou a crise. Com esse estudo, foi possível indicar ações e práticas que competem ao profissional de relações públicas, e que, ao serem realizadas perenemente, garantem uma imagem positiva da ONG junto a todos os seus públicos estratégicos, em especial a imprensa, evitando que possíveis crises de imagem sob o terceiro setor atrapalhe a operação da ONG Abstract : The objective of this paper is, given the importance of nongovernmental organizations (NGOs) in Brazil, which took in the 90’s some non-exclusive social functions of the state, understand how such organizations can use practices and actions of public relations to project a positive image and validate its credibility with its stakeholders steadily. And especially if anticipating a moment of indirect image crisis, as the one that happened under the third sector in October 2011, with denouncement of misuse of public funds at the Ministry of Sports through NGOs. Therefore, it was necessary to present how the press documented reports and events, rescue the history of NGOs in Brazil, understand the role of public relations in NGOs, and understand in detail how the journalism, the journalist community, the news production and why the press guided the crisis. With this study, it was possible to indicate actions and practices which pertain to public relations professional, and that, to be held perennially guarantee a positive image of NGOs along with all its stakeholders, especially the press, preventing potential image crisis under the third sector hinder the run of NGOs
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- Relações Públicas [249]