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dc.contributor.advisorLima, Osvaldo Luciano dos Santospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorCarvalho, Nathalie Lopes de -pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T12:00:48Z
dc.date.available2024-10-31T12:00:48Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91925
dc.descriptionOrientador: Osvaldo Santos Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As figurinhas ou cromos, brindes colecionáveis distribuídos junto a produtos como balas e chicletes, viraram febre entre as crianças brasileiras a partir da década de 1930. A figurinha promocional, objeto deste trabalho, representa uma das mais duradouras estratégias de promoção de vendas no Brasil. Além de sua importância mercadológica, a importância cultural deste artefato também merece destaque, por conta dos valores simbólicos e culturais relacionados ao seu colecionismo. Dessa forma, este trabalho procurou identificar como se dá o processo histórico de uso das figurinhas como estratégia de marketing no Brasil, partindo da hipótese de que a figurinha é uma estratégia de promoção de vendas em marketing que atravessa as décadas por estar constantemente se renovando, com o objetivo de atingir o foco da venda. A metodologia compreende as seguintes etapas: revisão de literatura; conceituação do termo "figurinha"; apresentação do uso histórico deste artefato no Brasil, destacando dois momentos distintos: da década de 1930 a 1970 e do início da década de 1970 até o período contemporâneo; identificação das características da estratégia de marketing, do público-alvo e do impacto cultural resultante de sua aplicação, relacionado ao colecionismo e meios de legitimação através da publicidade e, por fim, realização de um estudo comparativo entre os dois momentos históricos destacados na pesquisa, visando identificar as diferentes características da estratégia em cada contexto histórico. Como exemplo ilustrativo do início do século XX utilizou-se as figurinhas presentes nas "Balas Zequinha" e como exemplo contemporâneo, as figurinhas ofertadas nos produtos da empresa "Riclan do Brasil". Após a realização das análises comparativas, constatou-se que o uso das figurinhas como ferramenta de marketing promocional é uma estratégia duradoura e eficiente, que sofre evolução ao passar do tempo por conta da adaptação aos avanços tecnológicos. No período comtemporâneo, esta estratégia de promoção de vendas é utilizada de maneira contínua, especialmente pela indústria alimentícia, que investe constantemente na inovação da temática e dos formatos deste artefato para manter o interesse de seu público-alvo principal, isto é, as criançaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : The stickers, collectibles free gifts given with products such as chewing gums or candies, became a fever around the brazilian children and teens in the 1930s. The promotional sticker, objective of this project, symbolizes one of the lasting strategies of sales promotion in Brazil. Besides its relevance in the market, the cultural significance deserves to be highlighted, because of the symbolic and cultural values related to its collections. Considering it all, this project proposed to identify how the historical process of using the stickers as a marketing strategy works in Brazil, starting from the theory that the sticker is a promotional sales marketing strategy that continues working for decades because it has been constantly renovated, with the purpose to beat the focus of sales. The methodology comprehends the following steps: literature review; the concept of "sticker"; presentation of the historical uses of this idea in Brazil, giving special attention to two distinct periods: the 1930s to 1970 and from the beginning of the 1970s until the contemporary moment; identification of the characteristics of marketing strategy, the target audience and the cultural effect as a result from its application, related to the collection and the ways to legitimate through publicity and, last, the results of a comparative study between two historical moments that are highlighted in the research, intending to identify the different characteristics of strategy in each historical context. As an illustrative example from the beginning of the XX century the stickers from "Balas Zequinha" were used and as example of the contemporary period, the stickers given with the products from the company "Riclan do Brasil". After all the comparative analysis, it was possible to realize that the use of stickers as promotional marketing is a strategy that lasts and is efficient. It has grown day by day because of the adaptation to the technologic advances. In the contemporary period, this strategy of sales promotion is used in a continuous way, especially for the food industry that constantly invests in the innovation of themes and forms of this idea to maintain the interest from its target, the kidspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdesivo auto colantept_BR
dc.subjectMarketing - Estratégiapt_BR
dc.titleO fenômeno das figurinhas : a estratégica de vendas em marketing e seu papel cultural e mercadológicopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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