Mostrar registro simples

dc.contributorJuski, Juliane do Rociopt_BR
dc.contributorLiebl, Vanessapt_BR
dc.contributor.advisorRibeiro, Regiane Regina, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorMaciel, Jessica Maris da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T19:18:43Z
dc.date.available2024-10-30T19:18:43Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91919
dc.descriptionOrientador: Regiane Ribeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta um olhar sobre a OSCIP Aliança Empreendedora, entendendo e delimitando as carências e necessidades do processo de mobilização social utilizado pela organização. Mobilização esta que é utilizada para o objetivo de fomentar o empreendedorismo em comunidades de baixa renda do município de Curitiba e região metropolitana. Apresentam-se também sugestões de melhorias através da elaboração de um Plano de Comunicação para o processo de aprimoramento da metodologia de mobilização social atualmente utilizada. O diagnóstico apresentado está teoricamente fundamentado nas discussões de comunicação popular e/ou comunitária, nas relações públicas comunitárias e na mobilização social. Nesta pesquisa o conceito de mobilização adotado requer o ato de participação e co-responsabilidade dos mobilizados. Após a fundamentação teórica apresenta-se a OSCIP Aliança Empreendedora e em seguida o diagnóstico estratégico do processo de mobilização da organização, realizado com base em uma pesquisa qualitativa, onde foi possível concluir que o desalinhamento de planejamento do processo de mobilização e da comunicação, bem como a fraca gestão da rede de contatos e dos vínculos criados durante a mobilização, são as principais causas para a baixa retenção e a falta de assertividade no processo de mobilização social da OSCIP Aliança Empreendedora. Por fim apresenta-se o plano de comunicação que propõe ações de comunicação para a solução dos problemas identificados através de um programa institucional e um programa de gestão de relacionamentospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper presents an overview analysis of the OSCIP (NGO) Aliança Empreendedora (Entrepreneurial Alliance), in order to try to understand and define the needs and necessities of the social mobilization process used by the organization. This mobilization is put into practice for the purpose of fostering entrepreneurship in low-income communities in the city of Curitiba and metropolitan region. After the theoretical foundation, this thesis also presents suggestions for the improvement of this process through the development of a communication plan that will enhancethe methods currently used for social mobilization. The diagnosis was made based on theoretical discussions of the concepts of popular and/or community communication, community Public Relations and Social Mobilization. In this research, the concept of mobilization formally adopted requires the act of participation and shared responsibility by those who are mobilized. A description of the NGO under analysis is then presented. Followed by the diagnosis of the mobilization process carried out by the organization. This study was undertaken based on a qualitative research, where it was conclude that the misalignment of the planning process of mobilization and communication, and poor management of the network of contacts and links created during mobilization, are the main causes for low retention and lack of assertiveness in the organization’s process of social mobilization. Finally we present the communication plan that proposes actions to solve the communication deficits identified through an institutional program and a relationship management programpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMobilidade social - Brasilpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Estudo de casospt_BR
dc.titleComunicação no processo de mobilização de comunidades : um olhar sobre a OSCIP Aliança Empreendedorapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples