Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, José Carlos, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorSobota, Guilherme Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-30T16:34:11Z
dc.date.available2024-10-30T16:34:11Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91912
dc.descriptionOrientador: Jose Carlos Fernandespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia estuda o espaço da crítica literária no jornalismo cultural brasileiro especialmente a partir da dicotomia entre crítica literária feita no jornal, ou de rodapé, e a crítica literária feita na universidade, também chamada de acadêmica ou da cátedra. Essa discussão foi especialmente forte no Brasil entre os anos 1940 e 1980, período em que a universidade se estabeleceu no país, levando para o cenário intelectual mais oportunidades de especialização. Pretende-se trazer essa discussão para os dias atuais ao entrevistar quatro críticos literários envolvidos com a crítica na imprensa tradicional: Alcir Pécora, Claudia Nina, Miguel Sanches Neto e Sérgio Rodrigues. As entrevistas revelam impressões de profissionais ligados tanto ao jornalismo quanto à academia. O primeiro capítulo do trabalho é um breve apanhado histórico e sociológico do jornalismo e da crítica literária no Brasil. Os métodos utilizados por este trabalho são a pesquisa bibliográfica e a entrevista em profundidadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo educativopt_BR
dc.subjectCriticapt_BR
dc.titleMomento crítico : dos rodapés à Academia, o impasse da crítica literária publicada nos jornaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples