dc.contributor.advisor | Fernandes, José Carlos, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Sobota, Guilherme Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T16:34:11Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T16:34:11Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91912 | |
dc.description | Orientador: Jose Carlos Fernandes | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta monografia estuda o espaço da crítica literária no jornalismo cultural brasileiro especialmente a partir da dicotomia entre crítica literária feita no jornal, ou de rodapé, e a crítica literária feita na universidade, também chamada de acadêmica ou da cátedra. Essa discussão foi especialmente forte no Brasil entre os anos 1940 e 1980, período em que a universidade se estabeleceu no país, levando para o cenário intelectual mais oportunidades de especialização. Pretende-se trazer essa discussão para os dias atuais ao entrevistar quatro críticos literários envolvidos com a crítica na imprensa tradicional: Alcir Pécora, Claudia Nina, Miguel Sanches Neto e Sérgio Rodrigues. As entrevistas revelam impressões de profissionais ligados tanto ao jornalismo quanto à academia. O primeiro capítulo do trabalho é um breve apanhado histórico e sociológico do jornalismo e da crítica literária no Brasil. Os métodos utilizados por este trabalho são a pesquisa bibliográfica e a entrevista em profundidade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo educativo | pt_BR |
dc.subject | Critica | pt_BR |
dc.title | Momento crítico : dos rodapés à Academia, o impasse da crítica literária publicada nos jornais | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |