O feature radiofônico e sua possibilidade de inserção em rádios comerciais
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Bespalhok, Ariane Beatriz Fortunato Bellan-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Em busca de um aprofundamento para os programas jornalísticos das rádios comerciais do Brasil foi que essa pesquisa se desenvolveu. Iniciando com a contextualização histórica do radiojornalismo brasileiro, principalmente no que tange à formação e estruturação das emissoras comerciais all news, estudou-se a viabilidade de inserção de um formato de programa advindo da Europa, o feature radiofônico. Potencializar a linguagem do veículo por meio da utilização da arte acústica aliada ao jornalismo é a principal característica deste formato, que busca o aprofundamento de conteúdo. Através do estudo dos formatos de programas já existentes nas rádios comerciais brasileiras e avaliação de uma semana da programação de um radiojornal local – CBN Curitiba, foi realizada uma análise de conteúdo para indicação da incidência de cada formato e o tempo destinado a cada um deles. A partir disso, algumas propostas foram apontadas no sentido de adaptar o feature alemão à realidade das veiculações de rádios comerciais brasileiras. Para representar tais alternativas, foram produzidas três peças que ilustram o conceito de feature comercial, desenvolvido ao longo da pesquisa. O CD com materiais de áudio, a transcrição de entrevistas e os roteiros complementam este trabalho Abstract : Looking for a deepening of the commercial radio news programs in Brazil that this research was developed. Starting with the historical background of Brazilian radio journalism, especially regarding the formation and structuring of commercial stations all news, we studied the feasibility of inserting a form of program arising out of Europe, the radio feature. Leveraging the language of the vehicle through the use of the art acoustics combined with journalism is the main feature of this format, which seeks to deepen content. By studying the existing program formats in commercial radio in Brazil and evaluation of a week of local programming a radio journalist - CBN Curitiba, we performed a content analysis to indicate the incidence of each format and the time devoted to each. From this, some proposals have been identified in order to adapt to the reality of German feature placements of commercial radio in Brazil. To represent such alternatives were produced three plays that illustrate the concept of commercial feature, developed during the research. The CD audio material, the transcription of interviews and tours complement this work.
Collections
- Jornalismo [233]