A educomunicação voltada ao público interno das organizações como elemento estratégico para um melhor desempenho organizacional
Resumo
Resumo : Diante de um ambiente empresarial marcado por posturas mais responsáveis e focado na construção de um mundo melhor, a Educomunicação surge como importante aliada organizacional ao integrar o pensamento socialmente responsável em todos os níveis hierárquicos e ao construir ecossistemas comunicativos. No entanto, além de se propor ações voltadas ao público externo, as empresas não devem se esquecer da importância de se construir programas de Educomunicação que estimulem a participação, a discussão e a formação do seu público interno. Ele é o principal responsável por manter a empresa funcionando e, portanto, deve trabalhar em um ambiente que o estimule e proporcione o seu autodesenvolvimento. Neste sentido, o trabalho busca discutir a importância da Educomunicação enquanto estratégica sinérgica com a área das Relações Públicas e da comunicação interna, pois compartilham de objetivos e conceitos e uma pode complementar a outra na busca da consecução dos objetivos da organização. Para análise empírica foi realizado um estudo de caso do Banco Itaú Unibanco com o objetivo de analisar o programa Comunicação e Educação para a Sustentabilidade executada pelo banco, e relacionar com os conceitos estudados ao longo do trabalho. Com a análise deste programa, foi possível exemplificar de um modo prático como a área da Educomunicação é capaz de auxiliar as organizações a atingirem seus objetivos ao mesmo tempo em que constroem um mundo mais focado no elemento humano Abstract : Facing a business environment marked by more responsible positions and focus on building a better world, the educommunication emerges as an important ally organizational thinking to integrate socially responsible in all levels and to build communication ecosystems. However, in addition to propose actions aimed at external audiences, the organizations should not forget the importance of building educommunication programs that encourage participation, discussion and training of their workforce. They are responsible for keeping the business running and therefore must work in an environment that encourages and enables selfdevelopment. In this way the educommunication must work synergistically with the area of public relations and internal communications, as they share goals and concepts and can complement each other in the quest for achieving the goals of the organization's objectives. For empirical analysis we conducted a case study of Banco Itaú Unibanco, with the objective of analyzing the program Communication and Education for Sustainability run by the bank, and relate with the concepts studied throughout the work. With the analysis of this program, it was possible to illustrate in a practical way as the area of educational communication can help the organizations achieve their goals while building a world more focused on the human element
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- Relações Públicas [362]