| dc.contributor.advisor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
| dc.creator | Horn, Aline Tainá Amaral | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-10-29T19:05:09Z | |
| dc.date.available | 2024-10-29T19:05:09Z | |
| dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91857 | |
| dc.description | Orientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Este estudo investiga a interface Comunicação e Educação a partir das implicações do projeto Televisando o Futuro nas escolas de Ponta Grossa e Umuarama. Tem como objetivo principal analisar os desafios do educador em sala de aula ao lidar com a televisão, a partir da temática: Educomunicação. A pesquisa justifica-se pela relevância da figura do professor como mediador das novas tecnologias da comunicação no processo de aprendizagem. Para o embasamento teórico deste trabalho destacam-se os seguintes autores: Soares (2011), Belloni (2009), Baccega (2003), Orofino (2005), Férres (2001), Fischer (2001) e Freire (1999). Na pesquisa de campo buscou-se analisar de que forma as reportagens do Televisando o Futuro foram utilizadas pelos professores em sala de aula e identificar as ações propostas pelos educadores no "intercâmbio" comunicação/educação, além de verificar as mudanças provocadas pelo projeto no cotidiano escolar. Os resultados deste estudo foram levantados a partir de entrevistas realizadas com as professoras vencedoras do Prêmio Televisando o Futuro 2011 e, por meio de um questionário aplicado a alunos da Escola Municipal Orival Carneiro, em Ponta Grossa. As informações coletadas foram analisadas tomando como base os principais conceitos de Educomunicação, do autor Ismar de Oliveira Soares. O estudo revela a necessidade de se investir na formação/capacitação de professores no sentido de fazê-los compreender o real significado de ensinar frente às novas tecnologias por meio de um processo de ensino-aprendizagem "dialógico", que possibilite novos significados em sala de aula | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
| dc.subject | Televisão - Influência | pt_BR |
| dc.subject | Educação audiovisual - Televisão | pt_BR |
| dc.title | Educomunicação e o projeto "televisando o futuro" : desafios e possibilidades do professor em sala de aula | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |