Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorHorn, Aline Tainá Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T19:05:09Z
dc.date.available2024-10-29T19:05:09Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91857
dc.descriptionOrientador: Rosa Maria Cardoso Dalla Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo investiga a interface Comunicação e Educação a partir das implicações do projeto Televisando o Futuro nas escolas de Ponta Grossa e Umuarama. Tem como objetivo principal analisar os desafios do educador em sala de aula ao lidar com a televisão, a partir da temática: Educomunicação. A pesquisa justifica-se pela relevância da figura do professor como mediador das novas tecnologias da comunicação no processo de aprendizagem. Para o embasamento teórico deste trabalho destacam-se os seguintes autores: Soares (2011), Belloni (2009), Baccega (2003), Orofino (2005), Férres (2001), Fischer (2001) e Freire (1999). Na pesquisa de campo buscou-se analisar de que forma as reportagens do Televisando o Futuro foram utilizadas pelos professores em sala de aula e identificar as ações propostas pelos educadores no "intercâmbio" comunicação/educação, além de verificar as mudanças provocadas pelo projeto no cotidiano escolar. Os resultados deste estudo foram levantados a partir de entrevistas realizadas com as professoras vencedoras do Prêmio Televisando o Futuro 2011 e, por meio de um questionário aplicado a alunos da Escola Municipal Orival Carneiro, em Ponta Grossa. As informações coletadas foram analisadas tomando como base os principais conceitos de Educomunicação, do autor Ismar de Oliveira Soares. O estudo revela a necessidade de se investir na formação/capacitação de professores no sentido de fazê-los compreender o real significado de ensinar frente às novas tecnologias por meio de um processo de ensino-aprendizagem "dialógico", que possibilite novos significados em sala de aulapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectTelevisão - Influênciapt_BR
dc.subjectEducação audiovisual - Televisãopt_BR
dc.titleEducomunicação e o projeto "televisando o futuro" : desafios e possibilidades do professor em sala de aulapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples