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dc.contributor.advisorMontaño, Razer Anthom Nizer Rojas, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicadapt_BR
dc.creatorDzazio, Alexandre Augusto Lacopt_BR
dc.date.accessioned2025-07-14T15:56:48Z
dc.date.available2025-07-14T15:56:48Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90388
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Razer Anthom Nizer Rojas Montañopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Tecnológica e Profissional, Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 11pt_BR
dc.description.abstractResumo: As previsões de venda de uma empresa desempenham um importante papel para o planejamento estratégico e gestão de estoques, influenciando diretamente nos seus resultados. Este trabalho visa obter o melhor modelo para previsão das vendas de uma de uma multinacional da região de Ponta Grossa. Realizouse a comparação entre algoritmos que usaram apenas dados históricos de faturamento, com modelos onde foram acrescentados dados derivados dos arquivos de Electronic Data Interchange (EDI), recebidos dos clientes. Foram testados modelos séries temporais univariadas e regressões lineares, através de algoritmos ARIMA, Redes Neurais Recorrentes, XGBoost, SVR e Florestas Aleatórias. Observa-se que, para todos os clientes, foram obtidos modelos de aprendizado de máquina que apresentaram valores menores de RMSE que as demandas previsionais enviadas pelos clientes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Sales forecasting plays an important role in every company budget and inventory planning, impacting directly its results. This study aims to obtain the best sales forecasting model for a multinational company located in Ponta Grossa. Algorithms trained using only historical sales data were compared within models where data from Electronic Data Interchange (EDI) received from customers were also used as an input for the training models. Unidimensional time series models and linear regressions were tested, including ARIMA, Recurrent Neural Networks, XGBoost, SVR, and Random Forests. The Artificial Intelligence models achieved lower RMSE values than the demand forecast sent by the customers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectPrevisão de vendaspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titlePrevisão das vendas de uma empresa multinacional através de modelos de séries temporaispt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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