• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Física (Palotina)
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Física (Palotina)
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Quando a ciência é questionada : o que podemos aprender com as teorias que negam a ciência ?

    Thumbnail
    View/Open
    R-G-JADSON FERREIRA DE LIMA.pdf (483.0Kb)
    Date
    2024
    Author
    Lima, Jadson Ferreira de
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo : A confiança na ciência tem sido abalada ao longo das últimas décadas. Conforme os negacionistas vêm tomando cada vez mais espaço nas redes sociais, e na internet de modo geral, as teorias mirabolantes propagadas pelos mesmos, têm ganhado muita força e muitos adeptos. Neste trabalho, realizamos uma revisão bibliográfica das publicações mais recentes no Google Acadêmico acerca de como esse fenômeno tem adquirido tempo e espaço na mídia, bem como seguidores. Portanto, se faz necessário conscientizar as pessoas a buscar informações científicas em fontes seguras de divulgação e que os professores precisam se alfabetizar cientificamente para buscar contornar o problema da desinformação desde os anos iniciais da educação básica. Visto que a ciência e o método científico têm sido colocados em xeque com a propagação do discurso anti científico como terrapla e anti vacinas, por meio de argumentos infundados e carentes de rigor científico. Não se pode ignorar os movimentos que defendem essas ideias, pois eles crescem e se espalham para as mais diversas áreas da sociedade. Todos têm um papel importante no combate às pseudociências e teorias conspiratórias. Além disso, apresentamos reflexões acerca do papel da educação científica diante do crescimento vertiginoso desses movimentos e o que podemos aprender com essas teorias que negam a ciência.
     
    Abstract : Confidence in science has been shaken over the last decades. According to the denialists, it has been taking place on social media and the internet overall. The unrealistic propagated theories by themselves have gained a lot of strength and many followers. In this work, we performed a literature review of the most recent publications in Google academic about how this phenomenon has acquired time and space in the media, as well as followers. It is therefore necessary to make people aware of the need to seek scientific information from reliable sources and that teachers need to become scientifically literate in order to tackle the problem of misinformation from the earliest years of basic education. Since science and the scientific method have been called into question with the spread of anti-scientific discourse such as flat Earth and anti-vaccines, through unfounded arguments that lack scientific rigor. The movements that defend these ideas cannot be ignored, as they are growing and spreading to the most diverse areas of society. They all play an important role in combating pseudoscience and conspiracy theories. Moreover, we present reflections on the role of science education in the face of the vertiginous growth of these movements and what we can learn from these theories that deny science.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90175
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Física (Palotina) [19]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV