Itens para a visualização no momento 1-20 of 45

    • V.1, 2018. Publicação completa. 

      Comissão Organizadora do 1º STPR (2021-02-08)
      Publicação completa do 1º Simpósio de Transportes do Paraná (stpr), 2º Seminários em Aeroportos e Transporte Aéreo (sata) e 2º Urbanidade
    • DINÂMICA DE MINI-TERMINAIS NO TRÂNSITO: UM ESTUDO DE CASO 

      Paula Godoy; Rodolfo Augusto Costa; Maria Clara Suguinoshita; Gabriel Pereira Caldeira; Lucas Budel Leme; Alceu Dal Bosco Jr. (2018-03-24)
      A pesquisa tem como objetivo a avaliação de dois cenários de trânsito – atual e proposto – em uma via arterial no Bairro Jardim das Américas - Curitiba/PR. Este trabalho propõe a implantação de um mini-terminal que integre ...
    • ESTUDO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DOURADOS – PARANAGUÁ 

      Rafael Witiuk; Bianca Lemes; Eduardo Veronese; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
      Frente ao baixo avanço da malha ferroviária nacional nas últimas décadas e ao potencial de crescimento econômico brasileiro, os governos estadual e federal têm objetivado a retomada da construção de infraestruturas de ...
    • DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO SOB A ÓTICA DO USUÁRIO NA CIDADE DE PATO BRANCO/PR 

      Karolini Ferreira Rubio; Danilo Rinaldi Bisconsini (2018-03-24)
      Um dos grandes gargalos do sistema viário dos municípios brasileiros é o uso massivo do transporte individual em detrimento ao uso do transporte coletivo. Neste estudo, serão determinados os pontos positivos e negativos ...
    • ATUALIZAÇÃO DO IMUS CURITIBA 

      Samuel Pontes; Matheus Rossi; Rafael Witiuk; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
      O crescimento acelerado e desordenado de grandes centros urbanos aliado à inércia das políticas de governo acarretaram diversos problemas urbanos, dentre estes, destacou-se a mobilidade urbana, temática do presente estudo. ...
    • ANÁLISE ECONÔMICA DO USO DA BICICLETA EM CURITIBA 

      Bianca Lemes; Rafael Witiuk; Fabiana von der Osten (2018-03-24)
      O modal cicloviário tem se popularizado nos grandes centros urbanos, sendo visto como uma alternativa de transporte barata, ecológica e saudável, mas que apresenta entraves de segurança e acessibilidade. A expansão ...
    • PEDALA TO 

      Nicole Beltrame M. Souza; Caroline Franco Aflalo Magalhães; Andréa Maria Fedeger (2018-03-24)
      A mobilidade é uma ocupação significativa no cotidiano de pessoas, e a Terapia Ocupacional estuda as demandas para seu desempenho. Em consonância com o desenvolvimento das cidades, a mobilidade alternativa, como o uso de ...
    • ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PERÍMETRO URBANO DE PATO BRANCO/PR 

      Gabriela Legramanti; Danilo Rinaldi Bisconsini (2018-03-24)
      O Brasil é um dos países com maiores índices de acidentalidade e, em muitos municípios, não há uma análise sistêmica das estatísticas de trânsito, a qual poderia servir como subsídio à proposição de intervenções no sistema ...
    • ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE LODO DE ESGOTO CALCINADO APLICADO À PAVIMENTAÇÃO 

      Makely Andressa Prates; Larissa Furlan; Eduardo Damin (2018-03-24)
      A implantação de projeto de esgotamento no país trouxe uma grande contribuição, porém um novo problema: os resíduos gerados ao final do tratamento de esgoto. O lodo de esgoto atualmente tem como destino principal os aterros ...
    • ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE LODO DE PAPEL CALCINADO APLICADO À PAVIMENTAÇÃO 

      Makely Andressa Prates; Larissa Furlan; Eduardo Damin (2018-03-24)
      Diante da precariedade das rodovias e ruas em todo o país, a utilização do solo como base e sub-base de pavimentos tem sido uma solução economicamente e ambientalmente viável para pavimentos de baixo custo. Porém nem sempre ...
    • AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO HORÁRIO DE VERÃO NOS CUSTOS DOS TRANSPORTES 

      Andrea Ryba Lenzi; Carolina Bonardi Oliveira; Priscila Daiane da Silva (2018-03-24)
      Adotado por alguns países, o chamado Horário de Verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora, cuja sua principal finalidade é a redução de demanda por energia em determinados horários do dia. Além disso, como a ...
    • O USO DA HIDROVIA NA LOGÍSTICA URBANA 

      Ester Divieso Roman Rodrigues; Orlando Fontes Lima Júnior (2018-03-24)
      O transporte hidroviário é o mais econômico e menos poluente entre os modais. Em contrapartida, o transporte de cargas urbanas é um desafio hoje. O uso do transporte hidroviário na movimentação urbana de cargas permite ...
    • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE MORTES 

      Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
      Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
    • ANÁLISE DE MÉTODOS DE LEVANTAMENTO DE DEFEITOS EM PAVIMENTOS URBANOS 

      Izadora Aguiar Souto; Danilo Rinaldi Bisconsini; José Leomar Fernandes Júnior (2018-03-24)
      Em geral, municípios brasileiros não possuem um SGPU (Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos), principalmente pela necessidade de uma coleta periódica de informações para a alimentação do banco de dados, a qual envolve ...
    • O PERFIL E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: O USO DO CELULAR EM CURITIBA 

      Marcia de Andrade Pereira Bernardinis; Lucas L. V. Ruiz; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
      Uma das maiores preocupações da comunidade científica e dos órgãos responsáveis pelo planejamento do trânsito e da segurança das cidades é encontrar soluções que possam minimizar o número de vítimas, fatais ou feridas, por ...
    • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: MODO DE TRANSPORTE 

      Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
      Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
    • DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 

      Gabriel Pereira Caldeira; Beatriz Pontes Branco; Jorge Tiago Bastos (2018-03-24)
      Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ...
    • ANÁLISE DE CENTRALIDADE DE PROXIMIDADE NOS DEZ AEROPORTOS DE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO BRASIL 

      Luciano Ribeiro Alves; Daniane Franciesca Vicentini (2018-03-24)
      O mercado da aviação civil no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, tornando o setor cada vez mais impactante na economia do país. Desta forma, estudos que buscam entender melhor sua dinâmica de funcionamento ...
    • USO DE ACELERÔMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE PAVIMENTOS 

      Danilo Rinaldi Bisconsini; José Leomar Fernandes Júnior (2018-03-24)
      A busca por sistemas alternativos aplicáveis a um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em nível de rede, nos quais as informações precisam ser mais simples a fim de reduzir os custos despendidos e permitir sua coleta ...
    • RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E A MACROTEXTURA SUPERFICIAL DAS RODOVIAS PARANAENSES 

      Aline Eskelsen da Silva; Bruno Henrique Moraes; Karina Rosa Mendes; Joe Arnaldo Villena Del Carpio (2018-03-24)
      A macrotextura dos pavimentos pode ser definida como as asperezas superficiais causadas pelos agregados aparentes. Quanto mais grosseira a macrotextura maior é a capacidade de escoamento superficial da água e maior é a ...