1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade: Recent submissions
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V.1, 2018. Publicação completa.
(2021-02-08)Publicação completa do 1º Simpósio de Transportes do Paraná (stpr), 2º Seminários em Aeroportos e Transporte Aéreo (sata) e 2º Urbanidade -
DINÂMICA DE MINI-TERMINAIS NO TRÂNSITO: UM ESTUDO DE CASO
(2018-03-24)A pesquisa tem como objetivo a avaliação de dois cenários de trânsito – atual e proposto – em uma via arterial no Bairro Jardim das Américas - Curitiba/PR. Este trabalho propõe a implantação de um mini-terminal que integre ... -
ESTUDO DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DOURADOS – PARANAGUÁ
(2018-03-24)Frente ao baixo avanço da malha ferroviária nacional nas últimas décadas e ao potencial de crescimento econômico brasileiro, os governos estadual e federal têm objetivado a retomada da construção de infraestruturas de ... -
DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO SOB A ÓTICA DO USUÁRIO NA CIDADE DE PATO BRANCO/PR
(2018-03-24)Um dos grandes gargalos do sistema viário dos municípios brasileiros é o uso massivo do transporte individual em detrimento ao uso do transporte coletivo. Neste estudo, serão determinados os pontos positivos e negativos ... -
ATUALIZAÇÃO DO IMUS CURITIBA
(2018-03-24)O crescimento acelerado e desordenado de grandes centros urbanos aliado à inércia das políticas de governo acarretaram diversos problemas urbanos, dentre estes, destacou-se a mobilidade urbana, temática do presente estudo. ... -
ANÁLISE ECONÔMICA DO USO DA BICICLETA EM CURITIBA
(2018-03-24)O modal cicloviário tem se popularizado nos grandes centros urbanos, sendo visto como uma alternativa de transporte barata, ecológica e saudável, mas que apresenta entraves de segurança e acessibilidade. A expansão ... -
PEDALA TO
(2018-03-24)A mobilidade é uma ocupação significativa no cotidiano de pessoas, e a Terapia Ocupacional estuda as demandas para seu desempenho. Em consonância com o desenvolvimento das cidades, a mobilidade alternativa, como o uso de ... -
ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PERÍMETRO URBANO DE PATO BRANCO/PR
(2018-03-24)O Brasil é um dos países com maiores índices de acidentalidade e, em muitos municípios, não há uma análise sistêmica das estatísticas de trânsito, a qual poderia servir como subsídio à proposição de intervenções no sistema ... -
ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE LODO DE ESGOTO CALCINADO APLICADO À PAVIMENTAÇÃO
(2018-03-24)A implantação de projeto de esgotamento no país trouxe uma grande contribuição, porém um novo problema: os resíduos gerados ao final do tratamento de esgoto. O lodo de esgoto atualmente tem como destino principal os aterros ... -
ESTABILIZAÇÃO DE SOLO COM ADIÇÃO DE LODO DE PAPEL CALCINADO APLICADO À PAVIMENTAÇÃO
(2018-03-24)Diante da precariedade das rodovias e ruas em todo o país, a utilização do solo como base e sub-base de pavimentos tem sido uma solução economicamente e ambientalmente viável para pavimentos de baixo custo. Porém nem sempre ... -
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO HORÁRIO DE VERÃO NOS CUSTOS DOS TRANSPORTES
(2018-03-24)Adotado por alguns países, o chamado Horário de Verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora, cuja sua principal finalidade é a redução de demanda por energia em determinados horários do dia. Além disso, como a ... -
O USO DA HIDROVIA NA LOGÍSTICA URBANA
(2018-03-24)O transporte hidroviário é o mais econômico e menos poluente entre os modais. Em contrapartida, o transporte de cargas urbanas é um desafio hoje. O uso do transporte hidroviário na movimentação urbana de cargas permite ... -
DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE MORTES
(2018-03-24)Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ... -
ANÁLISE DE MÉTODOS DE LEVANTAMENTO DE DEFEITOS EM PAVIMENTOS URBANOS
(2018-03-24)Em geral, municípios brasileiros não possuem um SGPU (Sistema de Gerência de Pavimentos Urbanos), principalmente pela necessidade de uma coleta periódica de informações para a alimentação do banco de dados, a qual envolve ... -
O PERFIL E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: O USO DO CELULAR EM CURITIBA
(2018-03-24)Uma das maiores preocupações da comunidade científica e dos órgãos responsáveis pelo planejamento do trânsito e da segurança das cidades é encontrar soluções que possam minimizar o número de vítimas, fatais ou feridas, por ... -
DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: MODO DE TRANSPORTE
(2018-03-24)Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ... -
DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NOS ESTADOS BRASILEIROS: ASPECTOS DEMOGRÁFICOS
(2018-03-24)Dado o cenário de mortalidade no trânsito com uma elevada participação dos pedestres do total de mortes no trânsito no Brasil, esta pesquisa tem por objetivo analisar esta situação e construir um diagnóstico da mortalidade ... -
ANÁLISE DE CENTRALIDADE DE PROXIMIDADE NOS DEZ AEROPORTOS DE MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO BRASIL
(2018-03-24)O mercado da aviação civil no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, tornando o setor cada vez mais impactante na economia do país. Desta forma, estudos que buscam entender melhor sua dinâmica de funcionamento ... -
USO DE ACELERÔMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE PAVIMENTOS
(2018-03-24)A busca por sistemas alternativos aplicáveis a um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em nível de rede, nos quais as informações precisam ser mais simples a fim de reduzir os custos despendidos e permitir sua coleta ... -
RELAÇÃO ENTRE O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E A MACROTEXTURA SUPERFICIAL DAS RODOVIAS PARANAENSES
(2018-03-24)A macrotextura dos pavimentos pode ser definida como as asperezas superficiais causadas pelos agregados aparentes. Quanto mais grosseira a macrotextura maior é a capacidade de escoamento superficial da água e maior é a ...