Práticas da coordenação pedagógica para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: Este trabalho aborda sobre a atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná. O objetivo é analisar propostas de formações continuadas desenvolvidas no ambiente escolar, pelas coordenadoras pedagógicas de uma escola pública do município de Piraquara-Pr aos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A base teórica parte da relevância do coordenador pedagógico na escola, reconhecendo sua função como formador de professores, sua legitimidade como organizador e apoiador do processo de ensino e aprendizagem, bem como seu papel na promoção de espaços reflexivos para os professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com perspectiva exploratória-descritiva em um estudo de caso, contando com a participação de três coordenadoras pedagógicas e cinco professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na referida escola. Os métodos de coleta de dados incluem questionários, entrevistas e análise de documentos. A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise Textual Discursiva, abrangendo a unitarização, a categorização e a produção de metatextos. Ao analisar as propostas de formações continuadas em serviço desenvolvidas pelas coordenadoras pedagógicas e como estas realizam estratégias que promovem a reflexão dos professores sobre sua prática docente, percebe-se que elas desempenham um papel fundamental na aprimoração de conhecimentos por meio da formação continuada relacionadas ao ensino de Matemática na escola. Entre os resultados obtidos, mais expressivos, com as análises, constatou-se que é necessário fomentar e aprimorar formações continuadas para os professores que ensinam Matemática com mais formações específicas na área da Matemática. Assim como, as ofertadas para as coordenadoras pedagógicas, que ao assumirem seu papel de formadoras de professores no ambiente escolar revelam precisarem de suporte, além de se fazer necessário reforçar a importância do trabalho colaborativo na escola e de que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação sejam realizadas com uma abordagem crítica e reflexiva. Abstract: This work addresses the role of pedagogical coordination in the continued training of teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School in a school in the municipal education network of Piraquara, metropolitan region of Curitiba, in the state of Paraná. The objective is to analyze proposals for continued training developed in the school environment, by the pedagogical coordinators of a public school in the city of Piraquara-Pr to teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School. The theoretical basis is based on the relevance of the pedagogical coordinator at school, recognizing his role as a teacher trainer, his legitimacy as an organizer and supporter of the teaching and learning process, as well as his role in promoting reflective spaces for teachers. The research adopts a qualitative approach with an exploratory-descriptive perspective in a case study, with the participation of three pedagogical coordinators and five teachers of the Initial Years of Elementary School at that school. Data collection methods include questionnaires, interviews and document analysis. Data analysis was conducted using Discursive Textual Analysis, covering unitarization, categorization and the production of metatexts. The focus of the study is to analyze proposals for continued in-service training developed by pedagogical coordinators and how they implement strategies that promote teachers' reflection on their teaching practice, playing a fundamental role in improving knowledge through continued training related to the teaching of Mathematics at school. Among the results obtained from the analyses, it was found that it is necessary to encourage and improve continuing education for teachers who teach Mathematics with more specific training in the area. Likewise, those offered to pedagogical coordinators, who, when assuming their role as teacher trainers in the school environment, need support, in addition to it being necessary to reinforce the importance of collaborative work in the school and that continued training promoted by the Municipal Secretariat of Education are carried out with a critical and reflective approach.
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