Onde se aninham os saberes que a escola pública apreende a respeito da realidade da sua comunidade?
Resumo
Resumo: A realidade das comunidades que compõem as escolas públicas tem alcançado cada vez mais relevância no campo educacional. Documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) provocam discussões quando abordam a importância da relação comunidade-escola atrelada à contextualização do currículo escolar. A partir das regulamentações, as escolas lançam mão de diferentes meios para apreender saberes a respeito da realidade da sua comunidade, incorporá-los aos currículos e às práticas pedagógicas, porém ainda carece de informações onde fica a morada desses saberes dentro da escola pública. Esta pesquisa, ao construir reflexões que visam atender tal questão, objetivou compreender onde se aninham os saberes que a escola apreende da realidade de sua comunidade, à luz da categoria freireana de educação como prática da liberdade. Para chegar às possíveis respostas e perguntas foi necessário trilhar um percurso metodológico para a investigação, que se caracteriza de natureza qualitativa, com um enfoque exploratório, seguindo os procedimentos da Pesquisa Participante. O estudo contou com a participação de docentes e representantes de uma comunidade pertencentes a uma Escola Municipal de Curitiba/PR. Os encontros foram efetivados por meio de Círculos de Diálogos, formato inspirado nos "Círculos de Cultura" sistematizados por Paulo Freire a partir da década de 60. Junto aos círculos, no processo de re-construção dos conhecimentos, instrumentos como entrevista semiestruturada e observação participante contribuíram para a composição do conteúdo que aqui será socializado. Por fim, o método de análise utilizado na construção das significações da pesquisa foi subsidiado pelas perspectivas da dialética, fundamentadas no materialismo histórico-dialético de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) e em diálogo com a concepção freireana de educação como prática da liberdade para desvelar e alcançar as contradições e as totalidades presentes na realidade estudada. A presente pesquisa tem aporte nas conceituações de Freire (1979a, 1979b, 1981, 1983, 1986, 1992, 1996, 1997, 2001, 2018, 2022a, 2022b) e outros autores. O estudo revelou uma trama de singularidades que influem na materialidade da Escola Municipal e suas pessoas, desvelando as interferências desse elemento dialético na apreensão de saberes a respeito da realidade da comunidade e em seu aninhamento dentro da instituição pública. Com esta investigação, espera-se proporcionar novas reflexões e possibilidades teórico-reflexivas acerca do papel político-pedagógico da escola pública. Abstract: The reality of the communities that make up public schools has become increasingly relevant in the educational field. Normative documents such as the Education Guidelines and Bases Law 9,394/1996, the National Common Curricular Base (BNCC) and the Pedagogical Political Project (PPP) provoke discussions when they address the importance of the community-school relationship linked to the contextualization of the school curriculum. Based on regulations, schools use different means to capture knowledge about the reality of their community, incorporate it into curricula and pedagogical practices, but there is still a lack of information on where this knowledge resides within the public school. This research, by constructing reflections that aim to address this issue, aimed to understand where the knowledge that the school learns from the reality of its community resides, in light of Freire's category of education as a practice of freedom. To reach possible answers (or questions) it was necessary to follow a methodological path for the investigation, which is characterized by a qualitative nature, with an exploratory focus, following the Participant Research procedures. The study included the participation of teachers and representatives of a community belonging to a Municipal School in Curitiba/PR. The meetings were held through Dialogue Circles, a format inspired by the "Culture Circles" systematized by Paulo Freire from the 1960s onwards. Along with the circles, in the process of reconstructing knowledge, instruments such as semi-structured interviews and participant observation were used. contributed to the composition of the content that will be shared here. Finally, the method of analysis used in the construction of the meanings of the research was supported by the perspectives of dialectics, based on the historical-dialectical materialism of Karl Marx (1818-1883) and Friedrich Engels (1820-1895) and in dialogue with the Freirean conception of education as a practice of freedom to reveal and reach the contradictions and totalities present in the studied reality.This research is based on the concepts of Freire (1979a, 1979b, 1981, 1983, 1986, 1992, 1996, 1997, 2001, 2018, 2022a, 2022b) and other authors. The study revealed a web of singularities that influence the materiality of the Municipal School and its people, revealing the interference of this dialectical element in the apprehension of knowledge regarding the reality of the community and its nesting within the public institution. With this investigation, we hope to provide new reflections and theoreticalreflective possibilities about the political-pedagogical role of public schools.
Collections
- Dissertações [198]