dc.contributor.advisor | Adelman, Miriam, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Xavier, Jordana Cristina Blos Veiga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T15:19:07Z | |
dc.date.available | 2024-10-08T15:19:07Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/90057 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Miriam Adelman | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/05/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Nas últimas décadas tem-se observado uma ampliação do debate sobre o feminino, especialmente no que diz respeito às suas múltiplas formas de deslocamento. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em explorar as representações desses deslocamentos do feminino, à luz do contexto cultural característico da pós-modernidade, conforme delineado por Linda Hutcheon (2004), e em trazer à tona outras formas de feminilidades. Para tal propósito, baseando-se no trabalho de Maria Rita Kehl (2016), a pesquisa concentrou-se na construção de quatro personagens extraídas de dois romances distintos: The Agüero Sisters (1997) e The Lady Matador’s Hotel (2010), ambos de autoria de Cristina García. A partir dessa análise, emergiu a proposição de uma nova alegoria de autoria, inspirada no manifesto O Riso da Medusa, de Hélène Cixous (1975). Além disso, foi incluída a obra The King of Cuba (2013) para aprofundar a investigação dessa dimensão autoral, explorando como a escrita satírica é utilizada como meio de expressão de críticas subjacentes e do comentário social incorporado dentro do humor e sagacidade acerca das estruturas profundamente enraizadas no patriarcado. A proposição da alegoria de autoria feminista que apresento neste estudo, contribui para o avanço das pesquisas no campo da crítica literária feminista, especialmente no Brasil, onde há escassez de materiais de referência nessa área. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In recent decades there has been a broadening of the debate on the feminine, especially regarding its multiple forms of displacement. In this sense, the aim of this study is to explore the representations of these displacements of the feminine, in the light of the cultural context characteristic of postmodernity, as outlined by Linda Hutcheon (2004), and to bring to light other forms of femininity. To this end, based on the work of Maria Rita Kehl (2016), the research focused on the construction of four characters taken from two different novels: The Agüero Sisters (1997) and The Lady Matador's Hotel (2010), both by Cristina García. From this analysis, a new allegory of authorship emerged, inspired by Hélène Cixous’s manifesto The Laughter of the Medusa (1975). In addition, The King of Cuba (2013) was included to further investigate this authorial dimension, exploring how satirical writing is used as a means of expressing underlying criticism and the social commentary embedded within humor and wit about structures deeply rooted in patriarchy. The proposition of the allegory of feminist authorship that I present in this study contributes to the advancement of research in the field of feminist literary criticism, especially in Brazil, where there is a scarcity of reference materials in this area. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | García, Cristina, 1958- | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária feminista | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject | Simbolismo na literatura | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Deslocamentos do feminino : as personagens de Cristina García e o Riso da Medusa como alegoria da autora | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |