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dc.contributor.otherBerticelli, Danilene Gullich Donin, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorBortoletto, Diovannapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T20:36:37Z
dc.date.available2024-10-07T20:36:37Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90041
dc.descriptionOrientador : Danilene Donin Berticellipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Matemática.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Encontram-se vários registros nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, recomendando que os professores utilizem a interdisciplinaridade para ensinar. Esses estão em conformidade de que a interdisciplinaridade e a contextualização são peças chaves para um bom desenvolvimento acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de analisar e identificar como os professores de rede pública e particular, trabalham com a interdisciplinaridade no Ensino Fundamental II no ensino da matemática, buscando uma aprendizagem efetiva sobre os conteúdos matemáticos. Para tal análise, foi realizado um estudo do plano de trabalho docente dos professores de matemática das escolas participantes, para identificar se os professores se planejaram para durante o ano realizar temas com abordagens interdisciplinar, assim percebemos a falta da descrição das metodologias abordadas e que muitas vezes os professores não colocam tudo no plano de trabalho docente ou que ainda fazem atividades que teoricamente não sabem que existe um nome para tal abordagem utilizada. O segundo passo a ser utilizado foram as entrevistas com os professores, detectando que muitos confundem o conceito de interdisciplinaridade com multidisciplinaridade. Não sabendo dizer quais são as diferenças entre as abordagens de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Ao final das entrevistas os professores questionaram o que era cada uma, suas diferenças e se era possível realmente trabalha-las em sala de aula. Desta forma, apresentamos possível trabalho a ser desenvolvido de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA utilização da interdisciplinaridade no ensino da matemática: uma análise no 6° ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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