• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A utilização da interdisciplinaridade no ensino da matemática: uma análise no 6° ano do ensino fundamental II

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G- DIOVANNA BORTOLETTO.pdf (1.070Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Bortoletto, Diovanna
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Encontram-se vários registros nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, recomendando que os professores utilizem a interdisciplinaridade para ensinar. Esses estão em conformidade de que a interdisciplinaridade e a contextualização são peças chaves para um bom desenvolvimento acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de analisar e identificar como os professores de rede pública e particular, trabalham com a interdisciplinaridade no Ensino Fundamental II no ensino da matemática, buscando uma aprendizagem efetiva sobre os conteúdos matemáticos. Para tal análise, foi realizado um estudo do plano de trabalho docente dos professores de matemática das escolas participantes, para identificar se os professores se planejaram para durante o ano realizar temas com abordagens interdisciplinar, assim percebemos a falta da descrição das metodologias abordadas e que muitas vezes os professores não colocam tudo no plano de trabalho docente ou que ainda fazem atividades que teoricamente não sabem que existe um nome para tal abordagem utilizada. O segundo passo a ser utilizado foram as entrevistas com os professores, detectando que muitos confundem o conceito de interdisciplinaridade com multidisciplinaridade. Não sabendo dizer quais são as diferenças entre as abordagens de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Ao final das entrevistas os professores questionaram o que era cada uma, suas diferenças e se era possível realmente trabalha-las em sala de aula. Desta forma, apresentamos possível trabalho a ser desenvolvido de forma interdisciplinar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90041
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV