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dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorNeves, Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T20:22:47Z
dc.date.available2024-10-02T20:22:47Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90007
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/02/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa investiga, a partir de documentos analisados e entrevistas com professores que atuam em escolas especiais, a relação entre o currículo praticado nas Escolas Especiais e os dizeres sobre a prática pedagógica, no que se refere às especificidades da educação especial, e se ambos convergem para um processo ensino-aprendizagem, na perspectiva da aventura intelectual. Bem como quais as interfaces que emergem desse trabalho e as possibilidades de sistematizar as aventuras intelectuais nesses contextos escolares. A abordagem trará como sustentação teórica autores como: Franco (2008, 2012) ao conceituar práticas educativas e práticas pedagógicas elencando os princípios que as fundamentam, a partir de uma perspectiva da totalidade; Vygotski (2007, 2011, 2012) ao trabalhar na perspectiva de sua potencialidade e não na falta, e a linguagem como fator preponderante no desenvolvimento do sujeito; Charlot (2000, 2013) ao abordar sobre as relações com o saber e as possibilidades de oportunizar ao sujeito escolar a aventura intelectual. Outros autores fazem parte dessa tessitura de conhecimentos, como: A análise dos dizeres de seis professores envolvidos e dos currículos analisados foi pautada em autores como Sacristán (2000) e a produção de dados, tem contribuições de Bardin (2011). A apresentação dos dados da pesquisa se deu por meio de: análise do currículo atualmente utilizado pelas escolas especiais no município de Curitiba, enquanto norteador das especificidades da Educação Especial; identificação, nos dizeres dos professores envolvidos, de elementos que viabilizam aventuras intelectuais no cotidiano dos estudantes; mapeamento de práticas dos professores entrevistados como referência para a construção de possibilidades metodológicas, adequadas à educação especial; e proposição de elementos pedagógicos que favoreçam a aventura intelectual no cotidiano das escolas especiais, com foco nas potencialidades do sujeito e na mediação do professor. Os resultados e as discussões destacam elementos que propiciam analisar e relacionar o currículo com as práticas pedagógicas, apontando para possibilidades de aventuras intelectuais em escolas da educação especial. Por fim, defende-se a tese de que o currículo ilumina as práticas pedagógicas, mas é a intencionalidade e a efetividade destas práticas (envolventes, instigantes e desafiadoras) que permitem a emergência das aventuras intelectuais nas escolas especiais, para o público com deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based on documents analyzed and interviews with teachers who work in special schools, this research investigates the relationship between the curriculum practiced in Special Schools and what is said about pedagogical practices with regard to the specificities of special education, and whether both converge towards a teachinglearning process from the perspective of intellectual adventure. As well as the interfaces that emerge from this work and the possibilities for systematize intellectual adventures in these school contexts. The approach will be based on theoretical support from authors such as: Franco (2008, 2012), who conceptualizes educational practices and pedagogical practices, listing the principles that underpin them, from a perspective of totality; Vygotski (2007, 2011, 2012), who works from the perspective of potentiality rather than lack, and language as a preponderant factor in the subject's development; Charlot (2000, 2013), who discusses relationships with knowledge and the possibilities of providing the school subject with intellectual adventure. Other authors will be part of this weaving of knowledge, such as: The analysis of the words of six teachers involved and the curricula analyzed were based on authors such as Sacristán (2000) and the production of data has contributions from Bardin (2011). The research data was presented through: analysis of the curriculum currently used by special schools in the city of Curitiba, as a guideline for the specificities of Special Education; identification, in the words of the teachers involved, of elements that enable intellectual adventures in the daily lives of students; mapping of the pedagogical practices of the teachers interviewed as a reference for the construction of methodological possibilities, suitable for special education; and proposition of pedagogical elements that favor intellectual adventure in the daily lives of special schools, focusing on the potential of the subject and the mediation of the teacher. The results and discussions highlight elements that allow analyzing and relating the curriculum with pedagogical practices, pointing to the possibilities of intellectual adventures in special education schools. Finally, we defend the thesis that the curriculum sheds light on pedagogical practices, but it is the intentionality and effectiveness of these practices (engaging, thought-provoking and challenging) that allow intellectual adventures to emerge in special schools for people with intellectual disabilities.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA emergência da aventura intelectual entre o currículo e os dizeres sobre as práticas pedagógicas de professores das escolas de educação básica na modalidade educação especialpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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