O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
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Data
2024Autor
Moreira, Aline Cristina de Souza Lima
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Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Objetiva-se discutir sobre as possíveis contribuições do letramento literário para que o tema da morte seja adequadamente trabalhado em sala de aula, partindo de uma sequência didática construída segundo os moldes sugeridos por Rildo Cosson (2018). A sequência didática foi aplicada no segundo semestre de 2023, com alunos de idade entre dez e onze anos, do sexto ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública situada em Curitiba, Paraná, pensada para viabilizar a leitura integral da obra Contos de enganar a morte, de Ricardo Azevedo. Em diálogo com os trabalhos de Paiva (2014) e Kovács (2021), admitiu-se o pressuposto de que, em função de condicionantes culturais, a morte representa um assunto submetido à interdição, daí tratá-la como um tema delicado, principalmente quando relacionado ao espaço escolar e ao universo infantojuvenil. Considerando que esta pesquisa teve início em pleno período pandêmico, observamos que à interdição se somou um processo de naturalização, dado que as referências à morte se tornaram frequentes e invadiram o cotidiano dos alunos. Dessa maneira, justamente por viabilizar o trabalho com a dimensão simbólica e proporcionar um espaço de acolhimento que admite a negociação de sentidos, o recurso ao letramento literário possibilitou a expressão subjetiva em relação a um tema que se tornou mais próximo, apesar de permanecer cercado por interdição. Ademais, o trabalho com os contos de Ricardo Azevedo permitiu a formação de um intertexto leitor que levou os alunos a ressignificarem concepções naturalizadas a respeito da morte. Abstract: This work consists of action research of a qualitative nature. The aim is to discuss the possible contributions of literary literacy so that the theme of death is adequately addressed in the classroom, starting from a didactic sequence constructed according to the templates suggested by Rildo Cosson (2018). The didactic sequence was applied in the second semester of 2023, with students aged between ten and eleven years old, in the sixth year of Elementary School II, from a public school located in Curitiba, Paraná, designed to enable the entire reading of the work Contos de fool death, by Ricardo Azevedo. In dialogue with the works of Paiva (2014) and Kovács (2021), the assumption was admitted that, due to cultural constraints, death represents a subject subject to prohibition, hence treating it as a delicate topic, especially when related to the school space and the universe of children and young people. Considering that this research began in the middle of the pandemic, we observed that the ban was accompanied by a process of naturalization, given that references to death became frequent and invaded the students' daily lives. In this way, precisely by enabling work with a symbolic dimension and providing a welcoming space that allows the negotiation of meanings, the use of literary literacy enabled subjective expression in relation to a theme that became closer, despite remaining surrounded by interdiction. Furthermore, working with Ricardo Azevedo's short stories allowed the formation of a reading intertext that led students to give new meaning to naturalized conceptions regarding death.
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