Argumentação dialogada e a relação com o conhecimento no cotidiano de aulas de física do ensino médio
Resumo
Resumo: A pesquisa apresentada, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar implicações da argumentação dialogada no cotidiano de aulas de Física para a construção de relações com o conhecimento por estudantes do Ensino Médio, sendo os objetivos específicos: (i) caracterizar o desenvolvimento da atividade argumentativa dialogada em relação com o contexto da realidade escolar no Ensino de Física; (ii) identificar dimensões da argumentação mobilizadas no processo de construção de relações com o conhecimento escolar e a natureza das relações construídas nas atividades desenvolvidas pela professora e (iii) analisar, a partir do conceito de cultura escolar, atividades argumentativas desenvolvidas pela professora e sua relação com a construção de relações com conhecimento escolar por estudantes do Ensino Médio. A pesquisa de campo foi realizada em um colégio estadual da rede pública, com a participação de uma professora de Física e alunos de uma de suas turmas. Utilizou-se a perspectiva etnográfica, incluindo observação participante e entrevistas. As análises revelaram dimensões da argumentação dialogada e ações tanto da professora quanto dos estudantes na escola, evidenciando como os estudantes se relacionam com o conhecimento através da argumentação. Os resultados indicaram que a discussão crítica favorece a construção de relações de interioridade com o conhecimento escolar, pois contribui para: uma relação horizontal entre professora e alunos, a reflexão dos estudantes sobre o conhecimento, o levantamento de hipóteses, a problematização de situações concretas, a avaliação de respostas e a aproximação com a prática científica. Destaca-se a contribuição da perspectiva etnográfica para a pesquisa de processos argumentativos no ensino pela possibilidade de construção de instrumentos teórico-metodológicos como os que foram apresentados nesta tese que analisam o aspecto processual da argumentação dialogada na realidade escolar. Abstract: The research presented, of a qualitative nature, aims to analyze the implications of dialogical argumentation in everyday Physics classes for the construction of relationships with knowledge by high school students, with the specific objectives being: (i) to characterize the development of dialogical argumentative activity in relation to the context of school reality in Physics Teaching; (ii) to identify dimensions of argumentation mobilized in the process of building relationships with school knowledge and the nature of the relationships built in the activities developed by the teacher; and (iii) to analyze, based on the concept of school culture, argumentative activities developed by the teacher and their relationship with the construction of relationships with school knowledge by high school students. The field research was carried out in a state public school where the participating teacher taught high school Physics classes. The research participants were the Physics teacher and students from one of her classes. The investigation was conducted from an ethnographic perspective, including participant observation and interviews. The analyses revealed dimensions of dialogical argumentation and actions by both the teacher and students, highlighting how students relate to knowledge through argumentation. The results indicated that critical discussion favors the construction of interior relationships with school knowledge, as it contributes to: a horizontal relationship between teacher and students, student reflection on knowledge, hypothesis raising, problematization of concrete situations, response evaluation, and an approach to scientific practice. The contribution of the ethnographic perspective to researching argumentative processes in teaching is emphasized, especially due to the possibility of constructing theoretical-methodological instruments, like those presented in this thesis, which analyze the processual aspect of dialogical argumentation in the school reality.
Collections
- Teses [425]