Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSabatke, Ana Dariley Peterspt_BR
dc.date.accessioned2024-09-24T16:52:57Z
dc.date.available2024-09-24T16:52:57Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89885
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Priscila Kabbaz Alves da Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 25/04/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta como tema de investigação a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - PR, na formação continuada sobre robótica educacional utilizando o kit LudoBot, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME). O estudo teve como objetivo geral analisar de que forma os docentes egressos desta formação, nos anos de 2019 e de 2022, utilizaram os saberes e os conteúdos do curso no processo de ensino de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa, teve como instrumentos para a constituição dos dados: questionários online e as entrevistas, realizadas com a participação de professores do Ensino Fundamental, que indicaram no questionário a utilização da robótica para o ensino de conceitos matemáticos. Para análise dos dados, foi usada a metodologia de Análise de Conteúdos de Bardin (2016) com o auxílio do software IRAMUTEQ, a partir dos dados emergiram três categorias: a utilização da robótica educacional no ensino de conceitos matemáticos, impactos da formação continuada na prática dos professores e a terceira categoria trata das percepções e saberes sobre a utilização da robótica em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a formação continuada em robótica educacional teve impacto na prática dos professores egressos, fornecendo-lhes recursos que podem transformar o ensino de matemática em uma experiência dinâmica e estimulante. Ao abordar a questão de como os professores utilizam a robótica para o ensino de conceitos matemáticos, observamos que a sua utilização se deu como uma ferramenta pedagógica, com o robô servindo como um elemento atrativo para facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos em atividades práticas e jogos. A identificação de estratégias pedagógicas para a integração entre a robótica e a matemática, forneceu informações significativas sobre a formação continuada na promoção de práticas docentes enriquecedoras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research investigates the participation of teachers from the Municipal Education Network of Curitiba-PR in continuous training on educational robotics using the LudoBot kit, promoted by the Municipal Department of Education (SME). The general objective of the study is to analyze how teachers who completed this training in 2019 and 2022 utilized the knowledge and content from the course in the process of teaching mathematical concepts in elementary education. The qualitative research employed online questionnaires and interviews with elementary school teachers, who indicated in the questionnaire that they used robotics for teaching mathematical concepts. For data analysis, Bardin's Content Analysis methodology (2016) was used with the help of the IRAMUTEQ software. Three categories emerged from the data: the use of educational robotics in teaching mathematical concepts, the impacts of continuous training on teachers' practices, and the third category addressing perceptions and knowledge about the use of robotics in the classroom. The research showed that continuous training in educational robotics had an impact on the practices of participating teachers, providing them with resources that can transform mathematics teaching into a dynamic and stimulating experience. By addressing how teachers use robotics to teach mathematical concepts, it was observed that its use served as a pedagogical tool, with the robot acting as an attractive element to facilitate the understanding of mathematical content in practical activities and games. The identification of pedagogical strategies for integrating robotics and mathematics provided significant information about continuous training in promoting enriching teaching practices.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRobótica na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA formação docente em robótica educacional na rede municipal de Curitiba e suas implicações nas práticas de professores que ensinam matemáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples