Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoethe, Paulo Astor, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorBein, Gabriel Caesar Antunes dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T22:14:13Z
dc.date.available2024-09-18T22:14:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89770
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Astor Soethept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 21/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O multi- e o plurilinguismo são temas que têm recebido cada vez mais atenção no cenário científico nacional e internacional. O presente trabalho busca relacionar o processo da aquisição/aprendizagem múltipla de línguas com a descrição da estrutura e da organização da formação especial de segunda licenciatura em letras alemão da UFPR ocorrida entre os anos de 2017 e 2022, tendo em vista que uma das premissas de participação no curso era aquisição de uma licenciatura naquela que seria, na maior parte dos casos, a segunda língua estrangeira aprendida pelos participantes. O objeto aqui é a investigação descritiva da formação de professores de língua alemã, quando estes já são atuantes como professores de língua inglesa na educação básica. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a temática do pluri- e do multilinguismo nas últimas décadas, descreve o programa PARFOR em sua estrutura geral e dentro da UFPR, e ao final analisa percepções dos participantes do curso em relação ao próprio processo de aprendizagem de língua(s) estrangeira(s), em especial sobre a aprendizagem do alemão após o inglês. As percepções foram coletadas por meio de questionário amparado na pesquisa de Ferrari (2012). Além disso, textos de nível A1 produzidos pelos participantes foram analisados com interesse em evidências da interação das línguas do repertório de cada participante na produção da língua alvo, ou seja, do alemão. Por meio da análise do corpus de pesquisa, discute-se como o processo de formação de professores de línguas estrangeiras no Brasil poderia beneficiar-se da formação docente plurilíngue e de que maneira haveria viabilidade de estabelecer e ampliar este modelo de formação profissional em outras regiões. Foi evidenciado através da análise dos textos e das respostas obtidas em questionário que, além da língua materna, também a(s) outra(s) anterior(es) influencia(m) em alguma medida a aprendizagem/produção da língua estrangeira subsequente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Multi- and plurilingualism are topics that have received increasing attention on the national and international academic arena. This dissertation seeks to relate the process of multiple language acquisition/learning to a description of the structure and organization of the special special second degree course in German language at UFPR which took place between 2017 and 2022, given that one of the premises for taking part in the course was to acquire a degree in what would, in most cases, be the second foreign language learned by the participants. The object here is a descriptive investigation into the training of German language teachers, when they are already working as English language teachers in primary schools. This dissertation presents a literature review on the subject of pluri- and multilingualism in recent decades, describes the PARFOR program in its general structure and within UFPR, and finally analyzes the perceptions of course participants in relation to the language learning process of foreign language(s) itself, in particular about learning German after English. The perceptions were collected using a questionnaire based on research by Ferrari (2012). In addition, A1-level texts produced by the participants were analyzed in order to find evidence of the interaction of the languages in each participant's repertoire in the production of the target language, i.e. German. Through the analysis of the research corpus, this dissertation discusses how the process of training foreign language teachers in Brazil could benefit from plurilingual teacher education and how it would be feasible to establish and expand this model of professional training in other regions. The analysis of the texts and the answers obtained in the questionnaire showed that, in addition to the native language, other previous languages also have some influence on the learning/production of the subsequent foreign language.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de línguas - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua alemã - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleMulti- e plurilinguismo na formação docente no Brasil : experiência em alemão como língua estrangeira após inglês no curso de segunda licenciatura em Letras Alemão na UFPRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples