dc.contributor.advisor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Muniz, Thais Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T20:06:50Z | |
dc.date.available | 2024-08-27T20:06:50Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89549 | |
dc.description | Orientador: Orientadora: Profa Dra Luciana Ribeiro Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 59-61 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo apresenta reflexões acerca da relação entre as famílias e as instituições de educação infantil concebidas como contextos de desenvolvimento e de formação humana. Parte-se do pressuposto de que as funções a serem desempenhadas pelos pais/famílias e professores, quando bem compreendidas, podem contribuir positivamente para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, visou-se compreender como as relações entre uma instituição de educação infantil com as famílias são estabelecidas, e de que forma essa relação é concebida pelas partes em questão. Para tanto, investigou-se concepções que as famílias têm sobre a instituição de educação infantil e as concepções que profissionais de educação infantil têm sobre as famílias; analisou-se a existência (ou não) de estratégias e ações pedagógicas realizadas pela instituição de educação infantil para obter melhores resultados na relação entre essa instituição com a família, e de que forma pais/família e profissionais entendem ações. A investigação caracteriza-se como exploratória, e foi realizada numa instituição de educação infantil situada no centro de Curitiba. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário, que foi aplicado aos familiares e aos professores. Considera-se que a pesquisa tenha colaborado para um maior entendimento da pesquisadora acerca da visão que a família e as professoras têm sobre a relação entre instituição de educação infantil e a família. No entanto, destaca-se que não é possível generalizar esses dados em decorrência do número de participantes e por ter sido realizado em um único local | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento - Testes | pt_BR |
dc.title | Discutindo a relação entre família e uma instituição de educação infantil em Curitiba/PR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |