Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Tamyris Caroline dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-27T13:36:02Z
dc.date.available2024-08-27T13:36:02Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89531
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 64-65pt_BR
dc.description.abstractResumo : Neste trabalho, debruçamo-nos a investigar qual a perspectiva das crianças do 3° do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Curitiba-PR, sobre a aula de Matemática. Para tanto, utilizamos pesquisas de autores que analisaram falas de crianças e adolescentes, bem como leis e diretrizes que orientam o ensino e aprendizagem da Matemática. Para a coleta de dados, foram realizadas observações das aulas de Matemática, conversas com as crianças e desenhos criados pelos pequenos. Constatamos que os documentos e leis que garantem o direito da aprendizagem, respeitando as experiências e origem dos educandos, são bem elaborados, mas na prática, as orientações contidas nesses documentos oficiais, não estão sendo implementadas. Como o direito do brincar, que mesmo garantido no Art. 16 do Estatuto da Criança e Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/95, pudemos perceber que na escola, está sendo negado. Direito este que poderia ser utilizado nas aulas de Matemática para as crianças se apropriarem e estabelecerem conexões das suas experiências com os conteúdos da Matemática.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titlePercepção de crianças de 3° ano ensino fundamental sobre as aulas de matemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples