dc.contributor.advisor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Silva, Tamyris Caroline da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T13:36:02Z | |
dc.date.available | 2024-08-27T13:36:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89531 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Neila Tonin Agranionih | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 64-65 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Neste trabalho, debruçamo-nos a investigar qual a perspectiva das crianças do 3° do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Curitiba-PR, sobre a aula de Matemática. Para tanto, utilizamos pesquisas de autores que analisaram falas de crianças e adolescentes, bem como leis e diretrizes que orientam o ensino e aprendizagem da Matemática. Para a coleta de dados, foram realizadas observações das aulas de Matemática, conversas com as crianças e desenhos criados pelos pequenos. Constatamos que os documentos e leis que garantem o direito da aprendizagem, respeitando as experiências e origem dos educandos, são bem elaborados, mas na prática, as orientações contidas nesses documentos oficiais, não estão sendo implementadas. Como o direito do brincar, que mesmo garantido no Art. 16 do Estatuto da Criança e Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/95, pudemos perceber que na escola, está sendo negado. Direito este que poderia ser utilizado nas aulas de Matemática para as crianças se apropriarem e estabelecerem conexões das suas experiências com os conteúdos da Matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | Percepção de crianças de 3° ano ensino fundamental sobre as aulas de matemática | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |