Percepção de crianças de 3° ano ensino fundamental sobre as aulas de matemática
Resumo
Resumo : Neste trabalho, debruçamo-nos a investigar qual a perspectiva das crianças do 3° do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Curitiba-PR, sobre a aula de Matemática. Para tanto, utilizamos pesquisas de autores que analisaram falas de crianças e adolescentes, bem como leis e diretrizes que orientam o ensino e aprendizagem da Matemática. Para a coleta de dados, foram realizadas observações das aulas de Matemática, conversas com as crianças e desenhos criados pelos pequenos. Constatamos que os documentos e leis que garantem o direito da aprendizagem, respeitando as experiências e origem dos educandos, são bem elaborados, mas na prática, as orientações contidas nesses documentos oficiais, não estão sendo implementadas. Como o direito do brincar, que mesmo garantido no Art. 16 do Estatuto da Criança e Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/95, pudemos perceber que na escola, está sendo negado. Direito este que poderia ser utilizado nas aulas de Matemática para as crianças se apropriarem e estabelecerem conexões das suas experiências com os conteúdos da Matemática.
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- Pedagogia [551]