dc.contributor.advisor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Bonin, Paula Maria Coutinho Sonda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T17:04:58Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T17:04:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89510 | |
dc.description | Orientador: Profa Leziany Silveira Daniel | pt_BR |
dc.description | Titulo da capa : Os conceitos de alfabetização, letramento e infância nos documentos orientadores e projetos políticos pedagógicos de escolas municipais de Curitiba | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 60-62 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta monografia teve como principal objetivo compreender, por meio da análise de documentos orientadores e de Projetos Políticos Pedagógicos de Escolas Municipais de Curitiba, se houve, após a instituição da Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, adaptações na metodologia utilizada para a alfabetização e letramento no 1o ano do Ensino Fundamental de nove anos, considerando que as crianças ingressam com seis anos de idade. Para iniciar a discussão sobre esse tema, no primeiro capítulo, apresentamos um histórico de políticas internacionais sobre a alfabetização infantil, que direcionaram o Ministério da Educação a instituir o Ensino Fundamental de nove anos e a estender a escolaridade obrigatória para as crianças de 6 anos de idade e discutimos diferentes conceitos de alfabetização e letramento utilizados nas principais políticas nacionais. No segundo capítulo analisamos dois documentos orientadores do MEC e as Diretrizes Curriculares Municipais de Curitiba e no terceiro capítulo realizamos as análises dos conceitos de alfabetização, letramento e infância em 10 Projetos Políticos Pedagógicos de escolas municipais de Curitiba. A metodologia utilizada para que as análises fossem efetivadas foi a construção de três tabelas, que contém os conceitos trabalhados nessa pesquisa em cada documento orientador e PPP. A partir da construção das tabelas observamos que os conceitos de alfabetização, letramento e infância encontrados nos PPPs das escolas municipais de Curitiba são trabalhados e apresentados de forma bastante superficial. O que nos pareceu, é que para a construção dos Projetos, os autores não realizaram um estudo mais a fundo sobre a alfabetização, letramento e conceito de infância, deixando a dúvida se há realmente o conhecimento sobre esses conceitos e sobre a importância dos mesmos para o ingresso das crianças de seis anos no 1o ano do Ensino Fundamental de nove anos | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The main objective of this monograph was to understand, through the analysis of guiding documents and of the Pedagogical Political Projects of Municipal Schools of Curitiba, if, after the institution of Law no. 11,274, dated February 6, 2006, adaptations in the methodology used for literacy and literacy in the first year of the Fundamental Teaching of nine years, considering that the children enter with six years of age. To begin the discussion on this topic, in the first chapter, we present a history of international policies on child literacy, which directed the Ministry of Education to institute nine-year primary schooling and to extend compulsory schooling for children aged 6 to Age and we discuss different concepts of literacy and literacy used in the main national policies. In the second chapter we analyze the MEC guiding documents and the Curitiba Municipal Curricular Guidelines and in the third chapter we analyze the concepts of literacy, literacy and childhood in 10 Pedagogical Political Projects of municipal schools in Curitiba. The methodology used for the analysis to be effective was the construction of three tables, which contains the concepts worked on in this research in each guiding document and PPP. From the construction of the tables we observe that the concepts of literacy, literacy and childhood found in the PPPs of the municipal schools of Curitiba are worked and presented in a very superficial way. What seems to us is that for the construction of the Projects, the authors did not carry out a more in-depth study on literacy, literacy and the concept of childhood, leaving the question of whether there is really knowledge about these concepts and their importance for The entry of six-year-olds into the first year of nine-year primary school. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.title | A criança ano 1° no ensino fundamental de nove anos: os conceitos de alfabetização, letramento e infância nos documentos orientadores e projetos políticos pedagógicos de escolas municipais de Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | Os conceitos de alfabetização, letramento e infância nos documentos orientadores e projetos políticos pedagógicos de escolas municipais de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |