• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A criança ano 1° no ensino fundamental de nove anos: os conceitos de alfabetização, letramento e infância nos documentos orientadores e projetos políticos pedagógicos de escolas municipais de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PAULA MARIA COUTINHO SONDA BONIN.pdf (783.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Bonin, Paula Maria Coutinho Sonda
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta monografia teve como principal objetivo compreender, por meio da análise de documentos orientadores e de Projetos Políticos Pedagógicos de Escolas Municipais de Curitiba, se houve, após a instituição da Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, adaptações na metodologia utilizada para a alfabetização e letramento no 1o ano do Ensino Fundamental de nove anos, considerando que as crianças ingressam com seis anos de idade. Para iniciar a discussão sobre esse tema, no primeiro capítulo, apresentamos um histórico de políticas internacionais sobre a alfabetização infantil, que direcionaram o Ministério da Educação a instituir o Ensino Fundamental de nove anos e a estender a escolaridade obrigatória para as crianças de 6 anos de idade e discutimos diferentes conceitos de alfabetização e letramento utilizados nas principais políticas nacionais. No segundo capítulo analisamos dois documentos orientadores do MEC e as Diretrizes Curriculares Municipais de Curitiba e no terceiro capítulo realizamos as análises dos conceitos de alfabetização, letramento e infância em 10 Projetos Políticos Pedagógicos de escolas municipais de Curitiba. A metodologia utilizada para que as análises fossem efetivadas foi a construção de três tabelas, que contém os conceitos trabalhados nessa pesquisa em cada documento orientador e PPP. A partir da construção das tabelas observamos que os conceitos de alfabetização, letramento e infância encontrados nos PPPs das escolas municipais de Curitiba são trabalhados e apresentados de forma bastante superficial. O que nos pareceu, é que para a construção dos Projetos, os autores não realizaram um estudo mais a fundo sobre a alfabetização, letramento e conceito de infância, deixando a dúvida se há realmente o conhecimento sobre esses conceitos e sobre a importância dos mesmos para o ingresso das crianças de seis anos no 1o ano do Ensino Fundamental de nove anos
     
    Abstract : The main objective of this monograph was to understand, through the analysis of guiding documents and of the Pedagogical Political Projects of Municipal Schools of Curitiba, if, after the institution of Law no. 11,274, dated February 6, 2006, adaptations in the methodology used for literacy and literacy in the first year of the Fundamental Teaching of nine years, considering that the children enter with six years of age. To begin the discussion on this topic, in the first chapter, we present a history of international policies on child literacy, which directed the Ministry of Education to institute nine-year primary schooling and to extend compulsory schooling for children aged 6 to Age and we discuss different concepts of literacy and literacy used in the main national policies. In the second chapter we analyze the MEC guiding documents and the Curitiba Municipal Curricular Guidelines and in the third chapter we analyze the concepts of literacy, literacy and childhood in 10 Pedagogical Political Projects of municipal schools in Curitiba. The methodology used for the analysis to be effective was the construction of three tables, which contains the concepts worked on in this research in each guiding document and PPP. From the construction of the tables we observe that the concepts of literacy, literacy and childhood found in the PPPs of the municipal schools of Curitiba are worked and presented in a very superficial way. What seems to us is that for the construction of the Projects, the authors did not carry out a more in-depth study on literacy, literacy and the concept of childhood, leaving the question of whether there is really knowledge about these concepts and their importance for The entry of six-year-olds into the first year of nine-year primary school.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89510
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV