Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorHayashi, Paloma Caroline Ruivo Luginheskipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T17:02:20Z
dc.date.available2024-08-26T17:02:20Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89509
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 105-112pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo procurou investigar a empatia no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, discutindo a importância da construção dos relacionamentos com o outro na escola. Defende o fortalecimento de aspectos de interação no ambiente educacional no sentido de auxiliar no desenvolvimento pessoal e relacional do educando durante seu processo de ensino e aprendizagem. É orientada por meio dos pressupostos da pesquisa metodológico qualitativa, por meio de observações em sala de aula, questionário e entrevistas com educadores e educandos do ensino médio, discutindo e analisando-as a partir de autores de abordagem histórico-cultural. Participaram como sujeitos da pesquisa empírica 129 alunos do ensino médio, e seis professoras de duas escolas da Rede Estadual de ensino em Curitiba, sendo três professoras de cada escola, todas lecionando no ensino médio. Com esse trabalho podemos afirmar que ainda existe uma lacuna na pesquisa da empatia no processo do ensino e aprendizagem e, foi possível encontrar resultados que possibilitaram compreender que o fator empático é muito importante para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, sendo possível perceber que a presença ou ausência da empatia acarreta consequências nas áreas pessoal e socialpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médio - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.titleEmpatia no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples