Empatia no processo de ensino e aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Hayashi, Paloma Caroline Ruivo Luginheski
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este estudo procurou investigar a empatia no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, discutindo a importância da construção dos relacionamentos com o outro na escola. Defende o fortalecimento de aspectos de interação no ambiente educacional no sentido de auxiliar no desenvolvimento pessoal e relacional do educando durante seu processo de ensino e aprendizagem. É orientada por meio dos pressupostos da pesquisa metodológico qualitativa, por meio de observações em sala de aula, questionário e entrevistas com educadores e educandos do ensino médio, discutindo e analisando-as a partir de autores de abordagem histórico-cultural. Participaram como sujeitos da pesquisa empírica 129 alunos do ensino médio, e seis professoras de duas escolas da Rede Estadual de ensino em Curitiba, sendo três professoras de cada escola, todas lecionando no ensino médio. Com esse trabalho podemos afirmar que ainda existe uma lacuna na pesquisa da empatia no processo do ensino e aprendizagem e, foi possível encontrar resultados que possibilitaram compreender que o fator empático é muito importante para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, sendo possível perceber que a presença ou ausência da empatia acarreta consequências nas áreas pessoal e social
Collections
- Pedagogia [551]