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dc.contributorPires, Sabrina dos Santospt_BR
dc.contributor.advisorSigwalt, Carmen Sá Britopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorKonopacki, Maylinept_BR
dc.date.accessioned2024-08-26T16:57:02Z
dc.date.available2024-08-26T16:57:02Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89507
dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra. Carmen Sá Brito Sigwaltpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia busca responder a indagações: Como os programas oficiais (legais e pedagógicos) do governo federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba) se posicionam sobre a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais, nas salas comuns do ensino regular. Explicitamos a Educação Inclusiva e seus fundamentos, descrevemos e analisamos fontes representativas sobre o tema. Evidenciamos que o Estado do Paraná e o Município de Curitiba se distanciam da política inclusiva do MEC, pois embora proclamem a educação inclusiva, persistem com a presença das escolas especiais públicas em pequeno número e grande quantidade de escolas especiais conveniadas, privadas e filantrópicaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrasil. Ministério da Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Paranápt_BR
dc.titleA transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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