dc.contributor | Pires, Sabrina dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Sigwalt, Carmen Sá Brito | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Konopacki, Mayline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-26T16:57:02Z | |
dc.date.available | 2024-08-26T16:57:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89507 | |
dc.description | Orientador: Prof.a Dra. Carmen Sá Brito Sigwalt | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta monografia busca responder a indagações: Como os programas oficiais (legais e pedagógicos) do governo federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba) se posicionam sobre a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais, nas salas comuns do ensino regular. Explicitamos a Educação Inclusiva e seus fundamentos, descrevemos e analisamos fontes representativas sobre o tema. Evidenciamos que o Estado do Paraná e o Município de Curitiba se distanciam da política inclusiva do MEC, pois embora proclamem a educação inclusiva, persistem com a presença das escolas especiais públicas em pequeno número e grande quantidade de escolas especiais conveniadas, privadas e filantrópicas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Brasil. Ministério da Educação | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Paraná | pt_BR |
dc.title | A transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo? | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |