Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCarneiro, Mariane Antunes Alvespt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T12:07:47Z
dc.date.available2024-08-22T12:07:47Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89484
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Andréa Cordeiro.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 41pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este TCC apresenta, de modo sucinto, abordagem sobre a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma análise bibliográfica de documentos regionais para a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná e uma pesquisa qualitativa em que se utilizou a metodologia de entrevista com professores atuantes na modalidade, para melhor compreender as novas perspectivas de ensino para essa modalidade. Baseia-se na análise do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia acerca da EJA, mapeamento e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, o que elas dizem sobre a Educação de Jovens e Adultos e as Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos do Paraná, analisando as concepções: alunos; formação de professores e a EJA. Além disso, uma análise da conversa com duas professores formadas pelo curso de Pedagogia na UFPR. Outro fator agravante é a necessidade de ampliação da disciplina que trata a Educação de Jovens e Adultos. A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos é essencial para a qualidade no ensino da Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This CBT presents, in a succinct way, an approach on initial teacher education for Youth and Adult Education (EJA). It is a bibliographical analysis of regional documents for the training of teachers in the Pedagogy course of the Federal University of Paraná and a qualitative research in which the methodology of interview with teachers acting in the modality was used to better understand the new perspectives of teaching For this modality. It is based on the analysis of the Pedagogical Political Project of the Pedagogy course about the EJA, mapping and analysis of the National Curricular Guidelines for the Pedagogy course, what they say about Youth and Adult Education and the Curriculum Guidelines for Youth Education and Adults of Paraná, analyzing the conceptions: students; Teacher training and the EJA. In addition, an analysis of the conversation with two teachers formed by the course of Pedagogy at UFPR. Another aggravating factor is the need to expand the discipline that deals with Youth and Adult Education. The training of the Youth and Adult Education teacher is essential for quality in the education of Youth and Adult Educationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEstudantes de educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico - Leiturapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleFormação inicial de professores na Educação de Jovens e Adultos : o que dizem os documentos atuaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples