Formação inicial de professores na Educação de Jovens e Adultos : o que dizem os documentos atuais
Resumo
Resumo : Este TCC apresenta, de modo sucinto, abordagem sobre a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma análise bibliográfica de documentos regionais para a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná e uma pesquisa qualitativa em que se utilizou a metodologia de entrevista com professores atuantes na modalidade, para melhor compreender as novas perspectivas de ensino para essa modalidade. Baseia-se na análise do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia acerca da EJA, mapeamento e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, o que elas dizem sobre a Educação de Jovens e Adultos e as Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos do Paraná, analisando as concepções: alunos; formação de professores e a EJA. Além disso, uma análise da conversa com duas professores formadas pelo curso de Pedagogia na UFPR. Outro fator agravante é a necessidade de ampliação da disciplina que trata a Educação de Jovens e Adultos. A formação do professor da Educação de Jovens e Adultos é essencial para a qualidade no ensino da Educação de Jovens e Adultos Abstract : This CBT presents, in a succinct way, an approach on initial teacher education for Youth and Adult Education (EJA). It is a bibliographical analysis of regional documents for the training of teachers in the Pedagogy course of the Federal University of Paraná and a qualitative research in which the methodology of interview with teachers acting in the modality was used to better understand the new perspectives of teaching For this modality. It is based on the analysis of the Pedagogical Political Project of the Pedagogy course about the EJA, mapping and analysis of the National Curricular Guidelines for the Pedagogy course, what they say about Youth and Adult Education and the Curriculum Guidelines for Youth Education and Adults of Paraná, analyzing the conceptions: students; Teacher training and the EJA. In addition, an analysis of the conversation with two teachers formed by the course of Pedagogy at UFPR. Another aggravating factor is the need to expand the discipline that deals with Youth and Adult Education. The training of the Youth and Adult Education teacher is essential for quality in the education of Youth and Adult Education
Collections
- Pedagogia [551]