dc.contributor | Padilha, Vanessa Raisel | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Maria Rita | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T12:02:16Z | |
dc.date.available | 2024-08-22T12:02:16Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89482 | |
dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Ângela Maria Scalabrin Coutinho | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 39-40 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo da presente pesquisa foi analisar e compreender a perspectiva das crianças inseridas na Educação Infantil em relação às propostas pedagógicas ofertadas a elas. Para isso, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Ângela Borba, Henri Wallon, Maria da Graça Horn, Lev Vigotsky. A coleta de dados foi feita a partir de observações nos cantos de atividades diversificadas, seguido de registros feitos por meio de falas, ações e gestos das crianças de três salas de Pré de um CMEI localizado em Curitiba. Conclui-se que a criança quando brinca, está inserida em um meio social e cultural que proporciona a ela a oportunidade de compartilhar uma vida simbólica com os que estão à sua volta. A brincadeira assim, se torna um processo de cultura. Embora cada criança possua características e singularidades próprias, quando inserida no espaço educativo tem a oportunidade de desenvolver interações que favorecem e contribuem para a vivência de novas experiências e significados. O trabalho desenvolvido pela professora por meio dos cantos diversificados proporciona às crianças uma experiência rica e significativa para seu desenvolvimento, uma vez que permite que elas recriem situações e acrescentem novos contextos e significados à brincadeira. A criança passa de elemento constituinte da brincadeira à elemento atuante da práxis educativa | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Formação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.title | Cantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |