Mostrar registro simples

dc.contributorPadilha, Vanessa Raiselpt_BR
dc.contributor.advisorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFerreira, Maria Ritapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T12:02:16Z
dc.date.available2024-08-22T12:02:16Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89482
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Ângela Maria Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 39-40pt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo da presente pesquisa foi analisar e compreender a perspectiva das crianças inseridas na Educação Infantil em relação às propostas pedagógicas ofertadas a elas. Para isso, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Ângela Borba, Henri Wallon, Maria da Graça Horn, Lev Vigotsky. A coleta de dados foi feita a partir de observações nos cantos de atividades diversificadas, seguido de registros feitos por meio de falas, ações e gestos das crianças de três salas de Pré de um CMEI localizado em Curitiba. Conclui-se que a criança quando brinca, está inserida em um meio social e cultural que proporciona a ela a oportunidade de compartilhar uma vida simbólica com os que estão à sua volta. A brincadeira assim, se torna um processo de cultura. Embora cada criança possua características e singularidades próprias, quando inserida no espaço educativo tem a oportunidade de desenvolver interações que favorecem e contribuem para a vivência de novas experiências e significados. O trabalho desenvolvido pela professora por meio dos cantos diversificados proporciona às crianças uma experiência rica e significativa para seu desenvolvimento, uma vez que permite que elas recriem situações e acrescentem novos contextos e significados à brincadeira. A criança passa de elemento constituinte da brincadeira à elemento atuante da práxis educativapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - Currículospt_BR
dc.subjectCrianças - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.titleCantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples