Cantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anos
Resumo
Resumo : O objetivo da presente pesquisa foi analisar e compreender a perspectiva das crianças inseridas na Educação Infantil em relação às propostas pedagógicas ofertadas a elas. Para isso, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Ângela Borba, Henri Wallon, Maria da Graça Horn, Lev Vigotsky. A coleta de dados foi feita a partir de observações nos cantos de atividades diversificadas, seguido de registros feitos por meio de falas, ações e gestos das crianças de três salas de Pré de um CMEI localizado em Curitiba. Conclui-se que a criança quando brinca, está inserida em um meio social e cultural que proporciona a ela a oportunidade de compartilhar uma vida simbólica com os que estão à sua volta. A brincadeira assim, se torna um processo de cultura. Embora cada criança possua características e singularidades próprias, quando inserida no espaço educativo tem a oportunidade de desenvolver interações que favorecem e contribuem para a vivência de novas experiências e significados. O trabalho desenvolvido pela professora por meio dos cantos diversificados proporciona às crianças uma experiência rica e significativa para seu desenvolvimento, uma vez que permite que elas recriem situações e acrescentem novos contextos e significados à brincadeira. A criança passa de elemento constituinte da brincadeira à elemento atuante da práxis educativa
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- Pedagogia [551]