Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorOliveira, Marcus Vinicius Gonçalves dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T11:57:07Z
dc.date.available2024-08-22T11:57:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89480
dc.descriptionOrientador: Sonia Maria Chaves Haracemivpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 36-38pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho foi realizado com o intuito de investigar a relação entre o acolhimento e a evasão de alunos adultos após retornarem às salas de aula no ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA no momento da alfabetização. A pesquisa foi realizada em uma turma de alfabetização em uma escola de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Este estudo não é para resolver nenhuma questão sobre a evasão em EJA, mas sim para que se tenha uma ideia de como iniciar um trabalho de combate à evasão em uma modalidade de ensino que tem por objetivo o combate ao analfabetismo em nosso país conhecendo o perfil dos envolvidos neste processo e mais, conhecendo seus anseios e sua trajetória escolar. Todos os estudantes e a professora de uma turma de alfabetização foram entrevistados através de questionário. A fala dos estudantes foi de satisfação no retorno à sala de aula e sobre o relacionamento com a professora. A professora demonstrou prazer no seu trabalho com os alunos jovens e adultos, mas confirmou que deve haver um intenso trabalho de acolhimento para que os mesmos não desistam novamente dos estudos diante das dificuldades existentes em seu cotidiano como o cansaço após o trabalho, a rotina em casa com a educação dos filhos, a dificuldade intrínseca do aprendizado da escrita e da leitura. Defendemos assim que o acolhimento não deve ser de sentimento, mas pedagógicopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work was carried out in order to investigate the relationship between the acceptance and the avoidance of adult students after returning to classrooms in the teaching of Youth and Adult Education - EJA at the time of literacy. The research was carried out in a literacy class in a school in Campo Largo, metropolitan region of Curitiba. This study is not to solve any question about evasion in EJA, but rather to have an idea of how to start a work to combat evasion in a teaching modality that aims to combat illiteracy in our country knowing the profile of Involved in this process and more knowing their yearnings, their school trajectory. All the students and the teacher of a literacy class were interviewed through a questionnaire. The speech of all the students was of satisfaction in the return to the classroom and on the relationship with the teacher. The teacher showed pleasure in her work with the young and adult students, but confirmed that there must be an intense work of reception so that they do not give up again of the studies in the face of the difficulties in their daily lives such as fatigue after work, the routine in Home with the education of children, the intrinsic difficulty of learning to write and read. So we argue that the reception should not be sentimental, but pedagogical.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Campo Largo (PR)pt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino supletivo)pt_BR
dc.titleEvasão e retorno à Escola de Jovens e Adultos : alfabetização, acolhimento e permanênciapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples