• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Evasão e retorno à Escola de Jovens e Adultos : alfabetização, acolhimento e permanência

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARCUS VINICIUS GONCALVES DE OLIVEIRA.pdf (380.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Oliveira, Marcus Vinicius Gonçalves de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho foi realizado com o intuito de investigar a relação entre o acolhimento e a evasão de alunos adultos após retornarem às salas de aula no ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA no momento da alfabetização. A pesquisa foi realizada em uma turma de alfabetização em uma escola de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Este estudo não é para resolver nenhuma questão sobre a evasão em EJA, mas sim para que se tenha uma ideia de como iniciar um trabalho de combate à evasão em uma modalidade de ensino que tem por objetivo o combate ao analfabetismo em nosso país conhecendo o perfil dos envolvidos neste processo e mais, conhecendo seus anseios e sua trajetória escolar. Todos os estudantes e a professora de uma turma de alfabetização foram entrevistados através de questionário. A fala dos estudantes foi de satisfação no retorno à sala de aula e sobre o relacionamento com a professora. A professora demonstrou prazer no seu trabalho com os alunos jovens e adultos, mas confirmou que deve haver um intenso trabalho de acolhimento para que os mesmos não desistam novamente dos estudos diante das dificuldades existentes em seu cotidiano como o cansaço após o trabalho, a rotina em casa com a educação dos filhos, a dificuldade intrínseca do aprendizado da escrita e da leitura. Defendemos assim que o acolhimento não deve ser de sentimento, mas pedagógico
     
    Abstract : This work was carried out in order to investigate the relationship between the acceptance and the avoidance of adult students after returning to classrooms in the teaching of Youth and Adult Education - EJA at the time of literacy. The research was carried out in a literacy class in a school in Campo Largo, metropolitan region of Curitiba. This study is not to solve any question about evasion in EJA, but rather to have an idea of how to start a work to combat evasion in a teaching modality that aims to combat illiteracy in our country knowing the profile of Involved in this process and more knowing their yearnings, their school trajectory. All the students and the teacher of a literacy class were interviewed through a questionnaire. The speech of all the students was of satisfaction in the return to the classroom and on the relationship with the teacher. The teacher showed pleasure in her work with the young and adult students, but confirmed that there must be an intense work of reception so that they do not give up again of the studies in the face of the difficulties in their daily lives such as fatigue after work, the routine in Home with the education of children, the intrinsic difficulty of learning to write and read. So we argue that the reception should not be sentimental, but pedagogical.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89480
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV