Trajetória acadêmica, motivações, sentidos e significados de professores pesquisadores na pós-graduação em educação
Resumo
Resumo: Este estudo buscou compreender como os pesquisadores em educação continuam realizando pesquisas diante dos inúmeros contextos desafiadores a que são submetidos ao longo de suas trajetórias de vida. O objetivo foi elaborar um estudo investigativo-interpretativo, de base construtivista, que possa explicar o processo, as motivações, os sentidos e significados do fenômeno da escolha e permanência do docente do ensino superior na carreira de pesquisa em educação. Metodologia: Foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados, de vertente Charmaziana, para a análise e construção de uma teoria substantiva. Para a coleta dos dados, foi utilizada a técnica da História Oral. Foram entrevistados 6 professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, de alta produção científica registrada no Currículo Lattes e notório reconhecimento científico. Como critérios de elegibilidade, os professores deveriam ser pesquisadores em educação, em atividade no início desta pesquisa, devendo aceitar a sua participação voluntária e as condições de exploração e uso de seus relatos. Também deveriam ter assinado a sua anuência por escrito no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram realizadas entrevistas intensivas e abertas aos participantes, com o uso de temas disparadores, que foram conduzidas na sede da UFPR em Curitiba/PR, no Campus Rebouças, e de forma virtual, via Google Meet. A gravação de som e imagem, o registro de memorandos, transcrições e a comparação intensa dos códigos e categorias ocorreram concomitantemente ao acesso à amostragem teórica e novas coletas de dados, até que atingida a saturação teórica. A análise das transcrições teve a presença de 5907 parágrafos, os quais foram examinados, na sua íntegra, em três momentos distintos para identificação dos 719 códigos abertos, construídos de forma indutiva, e para a construção de suas relações. Por fim, foram criadas 8 categorias para análise. Como tese, foi identificada a Inteligência Especulativa como o elemento capaz de estimular, dar significado e sentido à pesquisa em educação, motivando os professores pesquisadores para além das condições contextuais e demais fatores que os envolvem em suas trajetórias de vida. Abstract: This study aimed to understand how educational researchers continue to conduct research in the numerous challenging contexts that shape their life trajectories. The objective was to develop an investigative-interpretative study of a constructivist basis that could explain the process, motivations, meanings, and sensibilities of the phenomenon of choosing and permanence of the higher education teacher in the research career in education. Methodology: The Charmazian theory, based on data, was employed for the analysis and construction of a substantive theory. Oral history was used as the data collection technique. Six teachers, from the Graduate Program in Education, with a high scientific production recorded in their Lattes curriculum and notable scientific recognition, were interviewed at the Federal University of Paraná. As eligibility criteria, teachers were required to be researchers in education, active at the beginning of this research, and willing to voluntarily participate under the specified conditions for the use of their reports. They also had to provide written consent in the Free and Clarified Consent (TCL). Intensive and open interviews were conducted with the participants, using triggered topics, at UFPR headquarters in Curitiba/PR, at Campus Rebouças, and virtually via Google Meet. Sound and image recording, memo recording, transcripts, and intense comparison of codes and categories occurred concurrently with access to theoretical sampling and new data collections until theoretical saturation was reached. The analysis of the transcripts involved 5907 paragraphs, examined in its entirety in three distinct moments to identify the 719 open codes constructed inductively and to construct their relationships. Finally, eight categories were created for analysis. In tesis, speculative intelligence was identified as the element capable of stimulating, giving meaning, and providing significance to educational research, motivating research teachers beyond contextual conditions and other factors involved in their life trajectories.
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- Teses [459]