Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorDal-Bó, Larissa Hanae Araújo Mitsuuchipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-16T18:25:06Z
dc.date.available2024-08-16T18:25:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89426
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 62-65pt_BR
dc.description.abstractResumo : O IDEB é um indicador de resultados que está atrelado à aferição da qualidade da educação. Busca-se na presente pesquisa abordar esta qualidade, procurando identificar se é a preocupação com esta temática que faz com que escolas similares em região geográfica e nível socioeconômico tenham uma diferença grande na nota do IDEB. Fundamentando-se em Dourado, Oliveira e Santos (2007; 2009) e nos Indicadores de Qualidade (2007), a pesquisa analisa as condições de qualidade embasada nas dimensões intraescolares de condições de oferta, gestão e trabalho pedagógico e perfil docente de duas escolas por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, pedagogos e professores, para compreender o contexto do resultado. Chega-se à conclusão de que a nota do IDEB não demonstra como as escolas lidam com as condições de qualidade que possuem, além de não expressar elementos que demonstram que o tempo de existência da escola pode afetar a nota que obtémpt_BR
dc.description.abstractAbstract : The Ideb is an indicator of results that is linked to the measurement of the quality of education. This research seeks to address this quality, seeking to identify if it is the concern with this theme that makes similar schools in geographic region and socioeconomic level have a big difference in Ideb grade. Based on Dourado, Oliveira e Santos (2007; 2009) and Quality Indicators (2007), the research analyzes the quality conditions based on the intra-school dimensions of supply, management and pedagogical work conditions and the teaching profile of two schools through of semi- structured interviews with directors, pedagogues and teachers, to understand the context of the result. It can be concluded that Ideb's note does not show how schools deal with the quality conditions they have, in addition to not expressing elements that made one of the schools have a lower grade due to its short existence.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Qualidadept_BR
dc.subjectAvaliação educacional - Indicadorespt_BR
dc.titleIDEB e qualidade da educação : relações entre a nota e a realidade de duas escolaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples