• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    IDEB e qualidade da educação : relações entre a nota e a realidade de duas escolas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    LARISSA HANAE ARAUJO MITSUUCHI DAL BO.pdf (664.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Dal-Bó, Larissa Hanae Araújo Mitsuuchi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O IDEB é um indicador de resultados que está atrelado à aferição da qualidade da educação. Busca-se na presente pesquisa abordar esta qualidade, procurando identificar se é a preocupação com esta temática que faz com que escolas similares em região geográfica e nível socioeconômico tenham uma diferença grande na nota do IDEB. Fundamentando-se em Dourado, Oliveira e Santos (2007; 2009) e nos Indicadores de Qualidade (2007), a pesquisa analisa as condições de qualidade embasada nas dimensões intraescolares de condições de oferta, gestão e trabalho pedagógico e perfil docente de duas escolas por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, pedagogos e professores, para compreender o contexto do resultado. Chega-se à conclusão de que a nota do IDEB não demonstra como as escolas lidam com as condições de qualidade que possuem, além de não expressar elementos que demonstram que o tempo de existência da escola pode afetar a nota que obtém
     
    Abstract : The Ideb is an indicator of results that is linked to the measurement of the quality of education. This research seeks to address this quality, seeking to identify if it is the concern with this theme that makes similar schools in geographic region and socioeconomic level have a big difference in Ideb grade. Based on Dourado, Oliveira e Santos (2007; 2009) and Quality Indicators (2007), the research analyzes the quality conditions based on the intra-school dimensions of supply, management and pedagogical work conditions and the teaching profile of two schools through of semi- structured interviews with directors, pedagogues and teachers, to understand the context of the result. It can be concluded that Ideb's note does not show how schools deal with the quality conditions they have, in addition to not expressing elements that made one of the schools have a lower grade due to its short existence.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89426
    Collections
    • Pedagogia [606]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV