Concepção de pais e professores sobre a música e suas influências na aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil
Resumo
Resumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento sobre a concepção de pais e professores em relação à música e suas influencias na aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Construímos uma breve analise sobre como a musicalização vem ganhando destaque nos processos educativos e com que frequência vem sendo utilizada pelos professores em suas práticas. Destacamos a valorização e a importância da presença da musicalização para a construção do saber e que também pode ser trabalhada nas diversas áreas do conhecimento e não apenas como uma disciplina isolada. Foi realizada uma abordagem teórica de como a música auxilia no desenvolvimento humano e quais desafios os professores da Educação Infantil têm que enfrentar para conseguir atingir seus objetivos. O resultado obtido através da pesquisa revela como a formação dos professores é falha no que se refere ao uso da música no desenvolvimento da criança, desvalorizando um importante recurso educativo para a Educação Infantil. Os cursos de graduação estão frequentemente despreparados para formar docentes capazes de dominar a linguagem musical que os permitem utilizar nos processos educacionais tornando a aprendizagem um momento mais lúdico, que acaba despertando a criatividade e o interesse do educando. Abstract : This work aims to demonstrate a survey on the ideas of parents and teachers regarding music and its influence on the learning and development of children in early childhood education. We built a brief analysis of how musicalizacion is gaining prominence in the educational processes and how often has been used by teachers in their practice. We emphasize the value and importance of the presence of music education to the construction of specific knowledge and it also in other areas of knowledge. A theoretical approach to how music helps in human development and what challenges teachers of early childhood education have to face in order to accomplish their goals was accomplished. The results obtained through research reveals how the training of teachers fails when it is a matter of music education related to child development, devaluing an excellent educational resource for Early Childhood Education. The undergraduate programs are unprepared to train teachers able to master the musical language to use in educational processes making learning in a playful way, awakening the creativity and the student's interest.
Collections
- Pedagogia [551]