Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Frutuoso, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMachioski, Kellen Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-16T18:16:54Z
dc.date.available2024-08-16T18:16:54Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89423
dc.descriptionOrientador: Prof.a. Dr.a. Cristina Frutuoso Teixeirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 48-50pt_BR
dc.description.abstractResumo : No campo da Educação Ambiental (EA) existem maneiras de realizar um trabalho contextualizado e significativo com estudantes e professores, tanto para a desmistificação de meio ambiente como algo "natural", quanto para recolocar o ser humano como parte integrante deste meio e sujeito no mesmo. O presente trabalho refere-se à EA por meio do levantamento e elaboração de pressupostos para um projeto com enfoque globalizador e aprendizagem significativa. Para elaborar o apanhado de subsídios para apoiar a elaboração de um projeto, foi realizado um estudo de referenciais epistemológicos e metodológicos a respeito da temática ambiental e do seu ensino e aprendizagem. Os referenciais encontrados foram divididos entre referenciais teóricos e metodologias didático-pedagógicas. A partir desse levantamento foi feita a proposição de pressupostos para EA em escola, considerando o enfoque globalizador e a aprendizagem significativa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho com a EA traz consigo vários desafios que são possíveis de serem superados através de um trabalho colaborativo, de ensino e aprendizagem significativos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : In the field of Environmental Education (EE) there are ways to carry out contextual and meaningful work with students and teachers, both for the demystification of the environment as something "natural", and to put the human being as an integral part of this environment and subject in it . The present work refers to the EA by means of the survey and elaboration of assumptions for a project with globalizing focus and significant learning. In order to elaborate the list of subsidies to support the elaboration of a project, a study of epistemological and methodological references regarding the environmental theme and its teaching and learning was carried out. The references found were divided between theoretical references and didactic- pedagogical methodologies. From this survey was made the assumption of assumptions for AE in school, considering the globalizing approach and meaningful learning. The results of the research evidenced that the work with the EA brings with it several challenges that are possible to be overcome through a collaborative work, of significant teaching and learning.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada na pesquisapt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.titleEducação ambiental : alguns pressupostos metodológicos a partir da complexidade, do enfoque globalizador e da aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples