• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação ambiental : alguns pressupostos metodológicos a partir da complexidade, do enfoque globalizador e da aprendizagem significativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    KELLEN CRISTINA MACHIOSKI.pdf (824.4Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Machioski, Kellen Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No campo da Educação Ambiental (EA) existem maneiras de realizar um trabalho contextualizado e significativo com estudantes e professores, tanto para a desmistificação de meio ambiente como algo "natural", quanto para recolocar o ser humano como parte integrante deste meio e sujeito no mesmo. O presente trabalho refere-se à EA por meio do levantamento e elaboração de pressupostos para um projeto com enfoque globalizador e aprendizagem significativa. Para elaborar o apanhado de subsídios para apoiar a elaboração de um projeto, foi realizado um estudo de referenciais epistemológicos e metodológicos a respeito da temática ambiental e do seu ensino e aprendizagem. Os referenciais encontrados foram divididos entre referenciais teóricos e metodologias didático-pedagógicas. A partir desse levantamento foi feita a proposição de pressupostos para EA em escola, considerando o enfoque globalizador e a aprendizagem significativa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho com a EA traz consigo vários desafios que são possíveis de serem superados através de um trabalho colaborativo, de ensino e aprendizagem significativos.
     
    Abstract : In the field of Environmental Education (EE) there are ways to carry out contextual and meaningful work with students and teachers, both for the demystification of the environment as something "natural", and to put the human being as an integral part of this environment and subject in it . The present work refers to the EA by means of the survey and elaboration of assumptions for a project with globalizing focus and significant learning. In order to elaborate the list of subsidies to support the elaboration of a project, a study of epistemological and methodological references regarding the environmental theme and its teaching and learning was carried out. The references found were divided between theoretical references and didactic- pedagogical methodologies. From this survey was made the assumption of assumptions for AE in school, considering the globalizing approach and meaningful learning. The results of the research evidenced that the work with the EA brings with it several challenges that are possible to be overcome through a collaborative work, of significant teaching and learning.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89423
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV