O ensino religioso : diretrizes curriculares e a realidade em uma escola municipal em Curitiba
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de analisar as diretrizes curriculares para Ensino Religioso (ER) em nível Nacional e Municipal, fazendo também um contraponto com a prática exercida nesta disciplina em uma escola municipal de Curitiba. Para a análise documental foi feita uma breve retrospectiva histórica sobre o ER e legislações relacionadas no Brasil. As diretrizes nacionais abordadas foram os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), elaboradas pelo Fórum Nacional Permanente para o Ensino Religioso (FONAPER). Já no âmbito de Curitiba foram analisadas as Diretrizes Curriculares para o Ensino Municipal e o Plano Curricular Provisório, na parte que diz respeito ao ER. Para a pesquisa de observação da realidade foi escolhida uma escola municipal com profissional específico para o ER, onde foram realizadas entrevistas com a professora, grupos focais com alunos e observações das aulas em si. A análise foi feita a luz de vários teóricos como Cury (2004), Pauly (2004), Ranquetat Jr (2008) e outros. O objetivo era analisar as diretrizes e ver até que ponto elas influenciam o trabalho da professora de ER nesta escola em específico.
Collections
- Pedagogia [616]