dc.contributor.advisor | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Lowen, Karine | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T18:06:18Z | |
dc.date.available | 2024-08-16T18:06:18Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89421 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Adriane Knoblauch | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 34-37 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de analisar as diretrizes curriculares para Ensino Religioso (ER) em nível Nacional e Municipal, fazendo também um contraponto com a prática exercida nesta disciplina em uma escola municipal de Curitiba. Para a análise documental foi feita uma breve retrospectiva histórica sobre o ER e legislações relacionadas no Brasil. As diretrizes nacionais abordadas foram os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), elaboradas pelo Fórum Nacional Permanente para o Ensino Religioso (FONAPER). Já no âmbito de Curitiba foram analisadas as Diretrizes Curriculares para o Ensino Municipal e o Plano Curricular Provisório, na parte que diz respeito ao ER. Para a pesquisa de observação da realidade foi escolhida uma escola municipal com profissional específico para o ER, onde foram realizadas entrevistas com a professora, grupos focais com alunos e observações das aulas em si. A análise foi feita a luz de vários teóricos como Cury (2004), Pauly (2004), Ranquetat Jr (2008) e outros. O objetivo era analisar as diretrizes e ver até que ponto elas influenciam o trabalho da professora de ER nesta escola em específico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | O ensino religioso : diretrizes curriculares e a realidade em uma escola municipal em Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |